Após 16 anos sem registro da doença, caso de sarampo é confirmado em Blumenau

Por: Giulia Venutti

28/11/2019 - 17:11 - Atualizada em: 29/11/2019 - 12:02

Após 16 anos, a cidade de Blumenau voltou a registrar um caso de sarampo. A paciente é uma mulher de 26 anos que apresentou sintomas da doença depois de viajar para assistir a uma apresentação musical em outro município de Santa Catarina. A jovem ficou uma semana em observação enquanto uma amostra de sangue foi colhida e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Governo do Estado (Lacen).

O resultado com a confirmação foi recebido pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde nesta quarta-feira (27). Blumenau não registrava casos importados da doença desde 2003. Já casos autóctones, quando a doença é contraída dentro da cidade, não são diagnosticados no município desde 1998.

Dados oficiais apontam que pessoas com idade entre 20 e 29 anos são as que mais têm contraído sarampo no estado. Dos 94 casos confirmados neste ano, 41 pacientes estavam nesta faixa etária. A única forma de prevenção contra a doença é a vacina, por isso a importância de que todos tenham sua carteira de vacinação em dia.

Dia “D” de vacinação

Neste sábado (30), será realizado o “Dia D” de vacinação, quando todas as unidades públicas de saúde estarão abertas para efetuar a imunização contra o sarampo. Jovens de 20 a 29 anos, que não tenham tomado, não lembrem ou não possuam mais a carteira de vacinação, devem providenciar a aplicação, que também estará disponível para outros públicos.

O que é o sarampo?

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar por meio da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Quais são os sintomas?

Febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. O sarampo pode causar complicações e, em casos mais graves, deixar sequelas ou levar à morte.

Quer receber as notícias no WhatsApp?