Dando continuidade a série de reportagens em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), o OCP apresenta algumas das ações sustentáveis promovidas pelo setor industrial do município em busca de novos modelos de negócios.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014, pela Fundação Dom Cabral, 78% dos empreendimentos brasileiros estão preocupados com a sustentabilidade. Entretanto, apenas 36% possuem ações concretas positivas ao meio ambiente. O estudo ouviu funcionários de cerca de 400 empresas.

 

 

Além do impacto social, as companhias que apostam no bem-estar do meio ambiente também ganham pontos positivos com os  clientes, que estão cada vez mais interessados em se relacionar com marcas sustentavelmente engajadas e que se interessam pelo futuro das próximas gerações.

Jaraguá do Sul possui bons exemplos de ações preventivas pautadas na gestão ambiental e no respeito à natureza. São atitudes e programas como os dessas empresas que tornam a luta pela preservação dos recursos naturais mais ampla e produtiva.

Sustentabilidade como prioridade

Conheça as ações sustentáveis de algumas das principais empresas do município:

1. WEG

A WEG é voluntariamente signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma iniciativa criada pela ONU, que propõe uma ação mundial coordenada entre a sociedade como um todo – setor privado, governos, sociedade civil, entre outros – a fim de alcançar os ODS, desdobrados em 17 objetivos e 169 metas que devem ser atingidas até 2030.

2. Malwee

A Malwee definiu um plano de investir 100 milhões de reais até 2021 com foco em projetos sustentáveis. A principal meta é reduzir o consumo de água utilizada na fabricação anual de 35 milhões de peças de roupa. Com isso será possível fabricar peças jeans com 99% menos água.

3. Lunelli

O empreendimento é a primeira empresa têxtil brasileira a trabalhar com viscose Lenzing Ecovero, um produto que traz menos impactos ambientais. Além disso, o grupo incentiva a reciclagem de óleo usado, assim como de resíduos, com coletores específicos instalados nas suas unidades.

4. Marisol

A marca oferece aos clientes peças de 100% de algodão sustentáveis e materiais biodegradáveis. Além disso, a empresa possui maquinário especializado que realiza diversas lavagens sem poluir o meio ambiente, visando uma economia de 3,3 milhões de litros de água por mês.

5. Menegotti Malhas

Com equipamentos de ponta e de altíssima tecnologia alinhados a práticas mais sustentáveis, a empresa conquistou uma redução de 70% no consumo de água nos processos de tingimento. A marca, parte do Grupo AMC, também possui destaque nacional por ter recebido o Certificado de Destaque Ambiental.

6. Brasil Botões

Com o objetivo de reduzir impactos severos na natureza, a empresa é a única do estado de Santa Catarina a produzir botões para alfaiataria reaproveitando resíduos renováveis com fontes naturais, como casca de coco e madrepérola. A Brasil Botões também investe constantemente na qualidade do tratamento de efluentes.

7. Duas Rodas

Entre diferentes medidas de controle ambiental, a empresa conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes própria para tratar os efluentes líquidos, além de promover um amplo plano de gerenciamento dos resíduos sólidos, com ações de conscientização, coleta seletiva e busca de tecnologia de reciclagem e de reaproveitamento.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?