25 motivos para sorrir: Para Egreci, morar em Jaraguá do Sul é como morar no paraíso

Egreci teve que batalhar para conseguir o primeiro emprego na cidade | Fabio Junckes/OCP News

Por: Rosana Ritta

03/07/2018 - 05:07 - Atualizada em: 04/07/2018 - 16:20

Durante o mês de julho, 25 pessoas vão ilustrar  a campanha “Temos 25 motivos para sorrir”, que o Grupo Breithaupt está desenvolvendo em parceria com a Rede OCP News e a 105 FM. O objetivo da série é contar as histórias de pessoas que compartilham o mesmo dia de aniversário com Jaraguá do Sul: 25 de julho. Confira!

“A gente mora no paraíso. Eu fiz minha vida aqui, sou mais jaraguaense do que paranaense. Eu amo esta cidade. Tudo o que eu tenho devo a Jaraguá do Sul. Era uma criança ainda quando cheguei aos 17 anos com uma malinha de roupas e muita garra. Sofri muito, mas hoje me orgulho de tudo o que tenho e aqui conquistei.”

Quem vê Egreci Teixeira de Souza, a Sônia – apelido que ela carrega desde criança e como é conhecida –, de 42 anos, do alto de seu 1,50 metro atendendo com desenvoltura aos clientes nas amplas instalações do Wonder Hair, salão de beleza que toca em sociedade com a irmã, Ivânia Paulino de Souza, no bairro Vieiras, em Jaraguá do Sul, nem imagina o que foram os primeiros anos de luta em busca de emprego na cidade.

Egreci Teixeira de Souza é dona de um salão de beleza de sucesso na cidade | Foto Fabio Junckes/OCP News

Nascida em Barracão (PR), ela tinha 17 anos e um companheiro quando decidiram mudar-se para Jaraguá do Sul em busca de emprego. Inicialmente moraram no bairro Ilha da Figueira e depois no Czerniewicz, até ela estabelecer-se há 22 anos no bairro Vieiras, onde mora e trabalha.

Muitas lágrimas depois, hoje, rindo, ela acredita que sua baixa estatura foi responsável por muitos nãos na busca por um emprego, até que alguém a aceitou como diarista, função que desempenhou por dois anos. “Era uma criança ainda, vinda do sítio, com 45 quilos, certamente pensavam que eu não daria conta do trabalho, mas desconheciam o trabalho duro da roça”, recorda.

Egreci se orgulha do que conquistou em Jaraguá do Sul | Foto Fabio Junkes/OCP News

Mas se engana quem pensa que a baixa estatura fosse empecilho para a determinação de Egreci. Tanto deu conta que cresceu profissionalmente. Depois de ter atuado como diarista e por um tempo como costureira na Marisol, fez um curso de cabelereira e abriu seu salão de beleza em paralelo ao crescimento da família.

Do primeiro relacionamento, ela tem os gêmeos Iel Mayan Finato e Maycon Juan Finato, de 16 anos, uma experiência que ela considera maravilhosa. Depois de nove anos, de um segundo relacionamento veio a filha Laura Luiza Pires, “uma menina maravilhosa de sete anos”.

Leia Mais: 

 

Nova série: nascidos em 25 de julho são homenageados nos 142 anos de Jaraguá do Sul

 

25 motivos para sorrir: Para Irma, a felicidade está nos pequenos detalhes da vida

Mãe orgulhosa, conta que Mayan trabalha de menor aprendiz em um supermercado e faz curso no Senac, Ian faz curso de programador de computador e acabou de ser chamado em uma empresa de Guaramirim.

Agora completa 20 anos como cabeleireira, talento que ela já cultivava lá em Barracão, cortando os cabelos dos vizinhos e familiares do sítio em que morava. Tanta afinidade com a profissão fez com que o ex-marido também seguisse seus passos e hoje ele tem um salão em Barracão.

Egreci também foi responsável pela mudança gradativa de quase toda a família para Jaraguá do Sul. Depois dela, veio o irmão Adilio de Souza, que está completando 23 anos de WEG; depois a irmã mais velha, Nilce de Souza, falecida há cerca de cinco anos; e os pais Orlando Paulino de Souza e Carolina Teixeira de Souza, vizinhos da filha no Vieiras.

Egreci toca o salão ao lado da irmã Ivânia Paulino de Souza | Foto Fabio Junckes/OCP News

“Meus pais têm 45 anos de casamento e também amam esta cidade, tanto que minha mãe nem lembra que um dia nasceu no Paraná e todo sofrimento da roça. Meu pai é aposentado, mas trabalha em uma plantação de bananas por opção”, conta.

Egreci diz que sempre fala para as pessoas que ficam indo e voltando que a cidade que é maravilhosa e que se a pessoa não focar e não conseguir emprego aqui não vai conseguir em outro local. Orgulhosa de aniversariar junto com a cidade, ela revela um pequeno segredo: na realidade, é nascida no dia 13 de julho, mas foi registrada no dia 25 e é a data em que comemora seu aniversário.

Quer receber as notícias no WhatsApp?