Durante o mês de julho, 25 pessoas vão ilustrar a campanha “Temos 25 motivos para sorrir”, que o Grupo Breithaupt está desenvolvendo em parceria com a Rede OCP News e a 105 FM. O objetivo da série é contar as histórias de pessoas que compartilham o mesmo dia de aniversário com Jaraguá do Sul: 25 de julho. Confira!

A vida às vezes prepara surpresas e dá rasteiras que faz com que a gente repense o que é realmente importante. E esta rasteira chegou na caminhada do jaraguaense Ivan Carlo Vasel muito cedo.

No auge da juventude, o tecnólogo em fabricação mecânica, que completa 31 anos nesta quarta-feira (25), junto com a aniversariante mais nobre, a cidade de Jaraguá do Sul, se recupera de um tratamento bastante delicado contra uma leucemia que descobriu em 2015.

Ele é mais um dos personagens da série "25 motivos para sorrir, 25 histórias para contar", desenvolvido pelo Grupo Breithaupt em parceria com a Rede OCP News e a 105 e que desde o dia 1º deste mês vem contando histórias de habitantes que aniversariam junto com a cidade.

Leia Mais:

25 motivos para sorrir: Ademir comemora aniversário com a conquista da casa própria

Apesar de toda a dor, Ivan Carlo se considera um vitorioso. “Ao longo dos anos, superei provas de vida que jamais imaginei.” Foi um tratamento pesado, sofrido. “Sorria para as pessoas, dizia que estava tudo bem, mas não estava tudo bem”, revela. Mesmo assim, Ivan venceu cada etapa, sempre se olhando no espelho, determinado a não baixar a cabeça.

E o que é mais surpreendente. Diante de tanta dor, ele conseguiu absorver coisas positivas da doença. Depois de superar a fase de tentar descobrir porque aconteceu isso com ele, encarou de frente o tratamento e conquistou a evolução pessoal.

“Em Jaraguá nasci e me criei e jaraguaense em meu coração sempre serei. Parabéns, Jaraguá do Sul.”

Morador do bairro Rio Cerro 2, Ivan descobriu que os pequenos gestos do dia a dia podem ter valor quando se sofre uma doença. Por isso, entre suas maiores emoções está o gesto simples de abrir sozinho o portão de casa quando voltou do hospital. E conseguir chegar caminhando ao quarto.

À lista de conquistas, descobriu valor no amanhecer, em ver o sol se por, no vento, na chuva, nas pedras, nas flores, nas árvores, nos pássaros. “Você passa a ver a vida de outro ângulo, e é tudo sensacional.”

Ivan, Tâime, o cunhado, Carlo; a irmã, Carla; o enteado, Vitor; a mãe, Catarina; o pai, Ildemar; e a sobrinha, Yasmin | Foto Divulgação/OCP News

Formado na área de fabricação mecânica, onde atua há 14 anos, e cheio de planos para o futuro, ele diz que gosta mesmo é de sujar as mãos na graxa e projeta empreender na sua área de formação, pois sempre gostou de máquinas e ferramentas.

Filho de Ildemar Marcos Vasel, nascido no bairro Barra do Rio Cerro, e de Catarina Zimmer Vasel, do Barra do Rio Molha, e irmão da empreendedora Carla, que administra restaurante na Recreativa Duas Rodas, Ivan também é um amante do esporte. Participou por 11 anos do bicicross jaraguaense, conquistando medalhas.

Leia Mais: 

25 motivos para sorrir: Maria Elaine acredita que só a cultura pode abrir os horizontes

O coração também vai muito bem. Há dois anos, namora e divide o lar com Tâime Zezuino e com o enteado Vítor Luiz, de sete anos. E os planos para o futuro envolvem continuar morando e construindo sua família em Jaraguá.

Ivan Carlo também tem um profundo agradecimento por todas as pessoas que passaram pelo seu caminho nestes três anos de verdadeira provação.

Ivan e Tâime dividem o mesmo teto há dois anos: família em construção | Foto Divulgação/OCP News

“Não desejo que ninguém passe por isso que passei para poder ver o que eu vejo hoje”, diz ele, acrescentando que tem um círculo de amizade muito grande e na doença teve muito apoio de todos os lados, não só da família.

Nesta luta, ele descobriu que meros colegas se tornaram grandes amigos e se surpreendeu com este apoio que vai agregando. E hoje observa que o melhor de tudo isso foi que não foi só sua vida que melhorou, mas de todos aqueles que convivem com ele.
“Muitas pessoas passaram a enxergar um pouco melhor a vida e a dar mais valor também à qualidade de vida.”

Quer receber as notícias no WhatsApp?