Meninas do basquete almejam título inédito nos Jogos Escolares da Juventude

Basquete feminino é uma das modalidades oferecidas | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Lucas Pavin

21/11/2018 - 05:11

Enquanto atletismo e voleibol já se despediram dos Jogos Escolares da Juventude, outra modalidade de Jaraguá do Sul embarca nesta quarta-feira (21) ao norte do país, onde disputará a maior competição estudantil brasileira.

Principal esperança de título para cidade, o basquete feminino, representado pelo Colégio Evangélico Jaraguá, buscará a primeira conquista para modalidade na competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que tem sua atual edição sediada em Natal-RN.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Após vencerem a fase estadual, as jaraguaenses conquistaram o direito do COB e serão as primeiras na história a participarem da etapa nacional com duas equipes: Sub-14 e Sub-17.

Em ambas, o CEJ chega como uma das favoritas ao posto de campeão, podendo dar fim ao histórico de nunca ter levantado a taça do campeonato, principalmente depois de bater na trave em 2013 e 2014, quando foi vice-campeão no Sub-17.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Para isso, a preparação envolto ao torneio foi intensificada há alguns meses pelos técnicos Julio Patricio, que comanda as meninas de 15 a 17 anos, e Jéssica Drehmer, treinadora do Sub-14.

“Nossa parceria com o Colégio Evangélico é muito promissora. Estamos sempre brigando pelo titulo do escolar. Esse é o maior desafio nacional no âmbito escolar e o evento é grandioso, com uma estrutura próxima ao que é oferecido em eventos como Panamericano e Sul-Americano”, disse Patricio.

Programado para acontecer até o dia 25 de novembro, esta é a maior edição dos Jogos Escolares, com um total de 5.038 atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 2.153 escolas. A etapa tem competições em 14 modalidades.

Tabela de jogos e fórmula de disputa

A fórmula de disputa na categoria feminina não sofreu alteração em relação aos últimos anos. Com quatro grupos de três equipes cada, somente os líderes avançam às semifinais.

O Sub-14 integra a Chave C, com os colégios Farias Brito-CE e Santa Catarina de Sena-PA. A estreia será nesta quinta-feira (22), contra as paraenses, às 17h, enquanto na sexta-feira (23) enfrentam as cearenses, às 14h30.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Já o Sub-17 compõe a Chave C, junto com Marista-ES e Agnes-PE. O primeiro jogo também será na quinta, diante das pernambucanas, às 15h45, e o segundo contra o time de Espirito Santo, na sexta, às 11h.

“Estamos muito contentes e ansiosas. Esperamos fazer bons jogos e nosso foco principal é ganhar as duas primeiras partidas para estar entre os finalistas”, afirmou a armadora da equipe mais experiente, Luana de Oliveira. “Temos boas equipes e com possibilidade de trazer bons resultados nas duas categorias”, completou Julio Patricio.

LEIA TAMBÉM:

– No saldo de pontos, Basquete Jaraguá volta a conquistar o título do Estadual Sub-12 após dois anos

– Sub-19 feminino do Basquete Jaraguá é vice-campeão do Estadual

– Basquete de Jaraguá do Sul é campeão invicto do Estadual Sub-17 masculino

– Jaraguá do Sul tem campeão e vice no Estadual Sub-15 de basquete

Quer receber as notícias no WhatsApp?