Principal talento do basquete feminino de Jaraguá do Sul na atualidade, Isabele Cristina Koerich foi convocada para seleção brasileira Sub-17, que disputará o Campeonato Sul-Americano da categoria, nos dias 20 a 26 de outubro, em Assunção, no Paraguai.
A jaraguaense e as demais convocadas se apresentam no dia 11, no CT Sportville, em Barueri (SP), onde fazem a preparação até o dia 17, sob o comando da treinadora Ana Diniz.
A competição reunirá nove seleções nacionais e serve como classificatória para o FIBA AmeriCup Sub-18 de 2026. As três melhores equipes do torneio garantem vaga na competição continental.
O Brasil está no Grupo A, ao lado de Equador, Argentina, Bolívia e Uruguai. Já o Grupo B é formado por Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela. As equipes se enfrentam dentro de suas chaves, sendo que as duas melhores avançam para as semifinais, enquanto as demais seguem na disputa de posições.
Esse será o segundo Sul-Americano de Isa, como é carinhosamente chamada, com a seleção brasileira. No ano passado, ela disputou o torneio Sub-15 em que o Brasil terminou em quarto lugar, na Venezuela, e anotou 52 pontos nos cinco jogos, além de 14 assistências.
História no basquete
Isabele Koerich teve a primeira ligação com o basquete no Colégio Evangélico Jaraguá, aos 7 anos de idade, e logo foi chamada para as equipes de rendimento de Jaraguá do Sul.
Porém, decidiu se afastar da modalidade no mesmo ano e só voltou em 2022, quando jogou o Campeonato Estadual Sub-13 e conciliava a rotina com treinos de vôlei. Ao final da temporada, ganhou o troféu de destaque no torneio de basquete e precisou escolher qual esporte seguiria a partir de 2023.
A opção foi pela bola laranja. E se mostrou certeira. De lá pra cá, a armadora acumulou conquistas individuais e por Jaraguá do Sul, se tornando um dos principais nomes do basquete catarinense em sua categoria.