Luana Camila Kuskowski está de malas prontas para os Estados Unidos. Após se destacar na Superliga Feminina pelo Pinheiros, a jaraguaense acertou com a equipe de voleibol universitário do Oregon.
A atleta de 19 anos se apresenta no fim deste mês de agosto, logo após a disputa do Mundial Sub-19 com a seleção brasileira, que estreia nesta quarta-feira (6), contra Bulgária.
Em sua primeira experiência fora do Brasil, a central de 1,85cm defenderá a Universidade de Oregon na Big Ten, uma das conferências universitárias mais importantes e aguardadas da NCAA (National Collegiate Athletic Association), que é a principal divisão do esporte universitário norte-americano.

Foto: Arquivo pessoal
Na unidade localizada na cidade de Eugene, no Estado de Oregon, Luana também conciliará o voleibol com os estudos, um processo natural para quem vive no país. Ela ainda não decidiu o curso, mas seguirá algo relacionado ao esporte, como nutrição ou fisioterapia.
“Sempre tive vontade de estudar e jogar. Essa oportunidade surgiu em um momento perfeito, pois vou poder jogar em alto nível e, ao mesmo tempo, estudar. O nível de vôlei nos Estados Unidos é muito alto e as minhas expectativas são as mesmas. É tudo novo para mim nas questões de cultura, time e língua, e estou muito ansiosa por essa oportunidade”, destaca.
Luana Camila Kuskowski ficou duas temporadas no Pinheiros e conquistou seu espaço na última Superliga, tornando-se a jogadora titular mais jovem na competição.
“Fui muito feliz no Pinheiros, onde tive minhas primeiras experiências no adulto e na Superliga. Também vivi momentos muito especiais na base, que guardarei para sempre com carinho. Sou profundamente grata por tudo o que vivi lá, pelas pessoas e amizades que construí ao longo dessa trajetória”, finaliza.

Luana com a camisa do Pinheiros | Foto: Arquivo pessoal
História no vôlei
Luana deu os primeiros passos no vôlei no polo da escola Cristina Marcatto e por grande influência do irmão que já jogava nas equipes de rendimento de Jaraguá do Sul.
Com pouco tempo de treino, ela seguiu o mesmo caminho e passou a representar a cidade a partir de 2017. Em sete anos, acumulou diversos títulos, como Olesc, Joguinhos Abertos de Santa Catarina e Estaduais, além de chegar à seleção brasileira Sub-19.

Central nos tempos de Jaraguá | Foto: Arquivo pessoal
No início do ano passado, foi contratada pelo Pinheiros e rapidamente se destacou nos elencos Sub-19 e Sub-21, sendo promovida ao profissional na atual temporada para jogar sua primeira Superliga na carreira. A jaraguaense também se manteve na seleção e foi campeã do último Sul-Americano Sub-21.