Entre os diversos talentos na Superliga Feminina de Voleibol 2024/2025, uma jaraguaense vem despontando como uma das maiores promessas. Após se destacar na base do Pinheiros, Luana Camila Kuskowski, de apenas 18 anos, ganhou espaço no time adulto e se tornou a jogadora titular mais jovem na disputa da atual edição do campeonato nacional.
Natural de Jaraguá do Sul e formada na ADV/Secel, a central de 1,88m foi descoberta no polo da escola Cristina Marcatto e jogou por sete temporadas na equipe da cidade natal, acumulando inúmeros títulos, como Olesc, Joguinhos Abertos de Santa Catarina e Estaduais, além de chegar à seleção brasileira Sub-19.
No início de 2024, ela foi contratada pelo Pinheiros e rapidamente se destacou nos elencos Sub-19 e Sub-21, sendo promovida ao profissional na atual temporada para jogar sua primeira Superliga na carreira.
A tradicional equipe paulista ocupa o 10º lugar na tabela de classificação do torneio e Luana vem atuando como titular ao lado da guaramirense Franciane Richter, que foi contratada no ano passado junto ao Sesi Bauru (SP).
A jaraguaense também se manteve na seleção e foi campeã do último Sul-Americano Sub-21, juntamente com a conterrânea Vittoria Elena Kuehne, que jogou a Superliga passada pelo Barueri e hoje está na Superliga B pelo Flamengo.