Grêmio e Internacional escrevem mais um capítulo de sua histórica rivalidade no futebol, na noite desta quarta-feira (17), quando decidem o título do Campeonato Gaúcho.
Mas a edição 2019 do Estadual rio-grandense vai chegando ao fim, carregando lembranças especiais para um jaraguaense. Aos 21 anos, Rikelvy Damacena ajudou o modesto São Luiz a chegar as semifinais da competição, onde acabou sendo eliminado pelo Grêmio.
Natural de Jaraguá do Sul, o goleiro de 1,89cm fez parte da campanha histórica do clube de Ijuí, município localizado a quase 400km de Porto Alegre, que conseguiu a façanha de sonhar com uma final, mesmo tendo a segunda menor folha salarial do campeonato.

Foto Eduardo Montecino/OCP News
Dos mais de 6.000km percorridos de ônibus até jogadores se ajudando em salários, foram inúmeras as dificuldades vividas pelo elenco alvirrubro. Mas nada que tenha frustrado a passagem de Rikelvy pelo clube.
Em sua primeira experiência na elite do futebol do Rio Grande do Sul, o jaraguaense só leva boas recordações e espera que seja o pontapé inicial para uma trajetória de sucesso nos gramados.
“As coisas foram acontecendo de forma muito rápida na minha carreira e vou lutar muito para que continue assim. Tenho grandes objetivos e espero realizar todos”, afirma.
Rikelvy deu os primeiros passos no futebol, aos 9 anos de idade, na antiga Escolinha do Flamengo, no GT Society.
Passadas três temporadas, a carreira começou a tomar um rumo mais sério, quando iniciou treinos no Juventus com o professor Biro e recebeu oportunidades em outros clubes catarinenses, como Guarani de Palhoça e Avaí.

Foto Eduardo Montecino/OCP News
Assim que deixou o Leão da Ilha, o goleiro entrou no mercado gaúcho ao integrar a base do Veranópolis. Mas foi em uma equipe da serra, que ele surgiu como grande promessa.
Em três anos vestindo a camisa do Juventude, o jaraguaense disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi campeão gaúcho Sub-20 e se profissionalizou.
Ao final do contrato com o alviverde, acertou com o Glória para jogar a divisão de acesso e acabou se destacando até chamar a atenção do São Luiz, onde viveu uma temporada pra lá de especial.
“A passagem pelo São Luiz foi muito boa e espero um dia chegar a um clube a nível nacional e internacional. Estou no caminho certo e batalhando dia após dia para chegar nesse objetivo”, destaca.
Futuro
Assim como grande parte de jogadores no Brasil, Rikelvy encontra-se na triste realidade do futebol no país, na qual precisa tirar férias forçadas.
Como o São Luiz tem apenas calendário para o primeiro semestre, o jaraguaense está em Jaraguá do Sul esperando uma oportunidade para a segunda metade do ano.

Foto Eduardo Montecino/OCP News
Enquanto isso, faz atividades especificas em sua cidade natal e aguarda contato de algum clube para se manter na ativa até novembro, quando já tem retorno certo ao São Luiz para iniciar a pré-temporada, visando o Gaúchão 2020.
“Aproveito esse tempo para curtir a família e amigos, mas sem deixar de treinar. Sei do meu potencial e agora é só esperar uma proposta para o segundo semestre”, finaliza.
- Em Jaraguá, camaroneses perseguem chance no futebol brasileiro
- Jovem goleiro de Jaraguá do Sul passa em testes e integra a base do Juventude
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui