Conheça a história do jaraguaense que fez parte de campanha histórica de clube gaúcho

Rikelvy Damacena vestiu a camisa do São Luiz, semifinalistas do último Gaúchão | Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Lucas Pavin

17/04/2019 - 00:04

Grêmio e Internacional escrevem mais um capítulo de sua histórica rivalidade no futebol, na noite desta quarta-feira (17), quando decidem o título do Campeonato Gaúcho.

Mas a edição 2019 do Estadual rio-grandense vai chegando ao fim, carregando lembranças especiais para um jaraguaense. Aos 21 anos, Rikelvy Damacena ajudou o modesto São Luiz a chegar as semifinais da competição, onde acabou sendo eliminado pelo Grêmio.

Natural de Jaraguá do Sul, o goleiro de 1,89cm fez parte da campanha histórica do clube de Ijuí, município localizado a quase 400km de Porto Alegre, que conseguiu a façanha de sonhar com uma final, mesmo tendo a segunda menor folha salarial do campeonato.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Dos mais de 6.000km percorridos de ônibus até jogadores se ajudando em salários, foram inúmeras as dificuldades vividas pelo elenco alvirrubro. Mas nada que tenha frustrado a passagem de Rikelvy pelo clube.

Em sua primeira experiência na elite do futebol do Rio Grande do Sul, o jaraguaense só leva boas recordações e espera que seja o pontapé inicial para uma trajetória de sucesso nos gramados.

“As coisas foram acontecendo de forma muito rápida na minha carreira e vou lutar muito para que continue assim. Tenho grandes objetivos e espero realizar todos”, afirma.

Rikelvy deu os primeiros passos no futebol, aos 9 anos de idade, na antiga Escolinha do Flamengo, no GT Society.

Passadas três temporadas, a carreira começou a tomar um rumo mais sério, quando iniciou treinos no Juventus com o professor Biro e recebeu oportunidades em outros clubes catarinenses, como Guarani de Palhoça e Avaí.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Assim que deixou o Leão da Ilha, o goleiro entrou no mercado gaúcho ao integrar a base do Veranópolis. Mas foi em uma equipe da serra, que ele surgiu como grande promessa.

Em três anos vestindo a camisa do Juventude, o jaraguaense disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi campeão gaúcho Sub-20 e se profissionalizou.

Ao final do contrato com o alviverde, acertou com o Glória para jogar a divisão de acesso e acabou se destacando até chamar a atenção do São Luiz, onde viveu uma temporada pra lá de especial.

“A passagem pelo São Luiz foi muito boa e espero um dia chegar a um clube a nível nacional e internacional. Estou no caminho certo e batalhando dia após dia para chegar nesse objetivo”, destaca.

Futuro

Assim como grande parte de jogadores no Brasil, Rikelvy encontra-se na triste realidade do futebol no país, na qual precisa tirar férias forçadas.

Como o São Luiz tem apenas calendário para o primeiro semestre, o jaraguaense está em Jaraguá do Sul esperando uma oportunidade para a segunda metade do ano.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Enquanto isso, faz atividades especificas em sua cidade natal e aguarda contato de algum clube para se manter na ativa até novembro, quando já tem retorno certo ao São Luiz para iniciar a pré-temporada, visando o Gaúchão 2020.

“Aproveito esse tempo para curtir a família e amigos, mas sem deixar de treinar. Sei do meu potencial e agora é só esperar uma proposta para o segundo semestre”, finaliza.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?