Jaraguaenses na Copa: paixão por futebol leva torcedores à Rússia

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

10/06/2018 - 05:06

Pelas ruas as bandeiras do Brasil começam a tomar conta de carros, das fachadas das casas. No varal, as camisas da seleção ao sol já demonstram que aquela época, na qual o país para e acompanha o futebol, está chegando.

A Copa do Mundo bate à  porta. Na próxima quinta-feira (14), o pontapé inicial no jogo entre Rússia e Arábia Saudita é só o início de um mês de competição, mas mais do que um campeonato, a Copa do Mundo costuma ser um momento de troca de culturas.

Países de todo o globo disputam a tão sonhada taça e, nas arquibancadas e ruas, os povos se misturam. Foi assim há quatro anos, quando o Brasil recebeu a Copa, uma competição que é capaz de unir, nas ruas, brasileiros e argentinos, rivais históricos.

Segundo o “Guia Consular do Torcedor Brasileiro”, lançado pelo governo, mais de 60 mil brasileiros que já garantiram ingressos para assistir ao campeonato.

E entre esses mais de 60 mil, estão muitos jaraguaenses, como o Djeimes Cani, a Beatriz Fruet Emendörfer e o Dejair Ramos Garcia, que embarcam em breve para acompanhar o evento que, a cada quatro anos, é capaz de emocionar até mesmo aqueles nem tão apaixonados pelo futebol.

De malas prontas

A Copa do Mundo 2014 reuniu milhares de pessoas no Brasil, e foi em meio a este clima de paixão pelo futebol que Djeimes Cani começou a se preparar para acompanhar o campeonato em 2018. Hoje aos 30 anos, ele se prepara para encarar uma viagem de cerca de 20 horas até desembarcar em terras russas.

Leia mais sobre a viagem de Djeimes!

Clima de Copa e de integração

A Copa mexe com os brasileiros, e não é diferente com a arquiteta Beatriz Fruet Emendörfer, 39 anos. Ela, o companheiro, o cunhado e a cunhada já estão com as passagens compradas e a mala por fazer. Esta será a primeira Copa do Mundo, ao vivo, da sua vida.

Leia sobre a viagem de Beatriz!

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Futebol de geração em geração

O consultor Dejair Ramos Garcia, 66 anos, é apaixonado por futebol e vai mostrar ao neto, de 13 anos, os encantos de uma Copa do Mundo. Ele, o filho e o neto já estão com passagens, hospedagem e ingressos garantidos e vão acompanhar os jogos Brasil e Suiça, Brasil e Costa Rica e Brasil e Suécia.

Veja como será a Copa para Dejair e a família

O que é o Guia Consular

Para ajudar os torcedores canarinhos, o governo lançou, nesta semana, um guia para orientar os brasileiros que estão de malas prontas rumo à Rússia.

O “Guia Consular do Torcedor Brasileiro” traz informações sobre o país e como é possível desfrutar da experiência no maior país do planeta, assim como auxilia os brasileiros a evitar problemas desagradáveis em um país com tradições muito diferentes das brasileiras.

A Rússia, o país que fica tanto na Europa quanto na Ásia, possui legislação bastante rígida, por exemplo, em relação ao que chamam de “demonstrações homoafetivas em ambientes públicos”. Por lá, demonstrações públicas de afeto e amor podem ser enquadradas como “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores”, de acordo com a legislação local.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui

Região de Joinville – Clique aqui

Região de Florianópolis – Clique aqui