Schützenplatz terá a participação de 17 sociedades

Por: Pedro Leal

29/04/2022 - 15:04 - Atualizada em: 29/04/2022 - 16:03

As 17 sociedades que compõem a Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (Acstvi), confirmaram presença na Schützenplatz que ocorrerá neste sábado (30). A programação será na Praça Ângelo Piazera, em frente ao Museu Histórico, das 10h às 14h.

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer ressalta que todos os elementos que compõem a Schützenfest estarão na Schützenplatz. Será o primeiro evento oficial, o pontapé inicial da festa dos atiradores, após dois anos de pandemia. “A Schützen na praça está sendo muito aguardada pelas sociedades e população. É um momento para festejar com a família e os amigos a cultura germânica”, destaca o diretor de Cultura, Sidnei Lopes.

E, é justamente esta, uma das maiores características da Schützenplatz, a possibilidade de congregar as sociedades e a comunidade num evento ao ar livre, apresentando ao público a Schützenfest, com direito à Marcha de Rei e Rainha, música e dança folclórica, além da gastronomia da festa. O desfile será realizado no calçadão, com saída e retorno para a praça.

Na nossa região são comuns encontros culturais ao ar livre, em praças e parques públicos, em eventos promovidos por entidades sociais e entes públicos. “Com este espírito nasceu o evento “Schützenplatz” para oportunizar o encontro e valorizar as tradições das festas de rei e rainha em um espaço diferente da Sociedade ou do Parque de Eventos, aproximando ainda mais estas tradições e a própria Schützenfest da comunidade”, pontua.

 

Confira as atrações programadas para a Schützenplatz

Apresentação Musical – banda típica germânica;

Marcha do Rei e da Rainha – as majestades do tiro da 32ª Schützenfest coroadas na última festa participarão de um desfile simbólico;
Apresentação de dança folclórica;

Stand de tiro pássaro – (modalidade de tiro esportivo onde a pessoa precisa jogar um pássaro de madeira suspenso por uma corda). A Sociedade Vieirense será a responsável por esta atração;

Gastronomia – chopes oficiais da festa (o pagamento deverá ser, preferencialmente, em espécie pois há a possibilidade de não ter máquina de cartão no local), o tradicional Wurst no Wurstecke (canto da Salsicha), batata recheada e outras comidas típicas comercializadas em food trucks, com estrutura de barracas e mesas.