Iniciativa inédita promete descobrir novos talentos do jazz em Santa Catarina

Foto: Juliane Viapiana

Por: Elissandro Sutil

14/10/2020 - 11:10 - Atualizada em: 14/10/2020 - 11:39

Uma iniciativa inédita no cenário musical catarinense promete estimular a descoberta e desenvolvimento de novos talentos e oferecer mais uma opção de qualidade para o público amante do jazz.

Nesta terça-feira (13), foi lançada a “Experimental Big Band”, a Big Band Jovem da Sarau# Produções, que vai reunir instrumentistas de até 25 anos de idade sob a regência e curadoria musical de Cláudio Moraes, saxofonista diplomado pela Escola de Jazz de Montreux (Suíça) e com uma trajetória de mais de 30 anos na área.

A chamada pública para a primeira formação da banda prossegue até o dia 13 de novembro, uma sexta-feira. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de formulário online. Os nomes que irão compor este primeiro grupo serão divulgados até dezembro de 2020.

 

 

“Hoje temos uma rapaziada talentosa sem muito espaço para se desenvolver em Joinville. O jazz é música que desenvolve o improviso e uma big band possibilita isso aos participantes. Ela dá voz aos instrumentistas e permite que eles aprimorem questões técnicas e aprendam a tocar em grupo”, explica Cláudio Moraes.

A Experimental Big Band é uma realização da Sarau# Produções, em coprodução com a Agência Cultural AqueleTrio. Ela será composta exclusivamente por músicos com idade inferior a 25 anos.

Eles deverão ter disponibilidade para ensaios semanais em Joinville, com 2h30 de duração e não remunerados, visando a sua futura profissionalização e apresentações artístico-culturais a partir de 2021, viabilizadas por editais de incentivo à cultura e patrocínio.

Foto: Mariá Zabote

Confira as vagas disponíveis

  • 2 vagas para saxofone alto;
  • 2 vagas para saxofone tenor;
  • 2 vagas para saxofone barítono;
  • 4 vagas para trompete;
  • 3 vagas para trombone tenor;
  • 1 vaga para trombone baixo;
  • 1 vaga para piano
  • 1 vaga para contrabaixo acústico/elétrico;
  • 1 vaga para bateria;
  • 1 vaga para guitarra.

Confira o cronograma completo do Edital de Chamamento de Inscrições e mais informações podem ser encontrados no site da big band.

O que é uma Big Band?

Big Band é um tipo de formação musical atrelada ao jazz, muito popular dos anos 20 aos anos 50, período conhecido como a “Era do Swing”, composto por trompetes, trombones, saxofones, piano, guitarra, contrabaixo e bateria.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul