Desde o último feriadão, em 20 de junho, a rotina do jaraguaense Jean Carlos Santos, consultor imobiliário, não tem sido mais a mesma, pelo menos nos fins de semana.

Pai dos pequenos Jorge Henrique, de 5 anos, e Anna Laura, de 3 anos, Jean procurava uma brincadeira diferente para fazer com os filhos, que naquele feriadão estavam em casa, pois não havia aula.

"Na sexta feira [21 de junho] fui com meu filho no Parque Via Verde pra soltar pipa, fazer um negócio diferente, mas não tinha vento. Então pegamos o papelão, que é o que todo mundo estava fazendo, e descemos pra escorregar, só que o papelão dele rasgou", conta Jean.

Jean Carlos com os filhos Jorge Henrique, de 5 anos, e a pequena Anna Laura, de 3 anos | Foto Arquivo Pessoal

Para contornar a situação, Jean combinou com o filho que voltariam ao parque no dia seguinte para outra brincadeira. Dessa vez, o trio foi acompanhado pelo irmão de Jean, Jonas Odorico Santos e seu filho Joaquim.

No parque, Jean e o irmão montaram um escorrega de sabão usando umas lonas que Jean tinha guardadas. Os filhos e o afilhado então começaram a brincadeira. Aos poucos, outras crianças, ainda tímidas, começaram a pedir para brincarem também.

"De repente formou uma fila e outras crianças já nem pediam mais pra brincar, só entravam na fila e começavam a descer juntos. No primeiro dia foram 50 crianças brincando", ele conta.

Ação voluntária

De uma pequena ação, que começou como uma brincadeira para os filhos, o escorrega de sabão hoje já se tornou uma das atrações mais queridas das crianças - e também de alguns adultos - no Parque Via Verde.

Irmão de Jean, Jonas Odorico Santos, foi o primeiro parceiro na montagem do escorrega | Foto Arquivo Pessoal

No domingo seguinte, Jean e o irmão chegaram a contar 200 crianças aguardando na fila para descer no escorrega. Para ele, a maior satisfação foi ver a criançada brincando em meio à natureza, longe de celular e computador.

"Os pais das outras crianças vinham me parabenizar, dizendo 'fazia muito tempo que meu filho não saía do telefone, da frente da internet', e eles vem pra cá, se divertem, é uma coisa sadia. Então isso me deixou muito feliz", ele conta.

É justamente essa satisfação de contribuir para o bem estar da comunidade e também o engajamento de outros colaboradores - que ajudavam a molhar a lona, a segurá-la, a organizar as filas - que motiva Jean a continuar com a brincadeira.

Parceria para o escorrega

Com o sucesso da iniciativa, Jean conta que vem conseguindo parcerias para melhorar ainda mais a brincadeira. Uma empresa já ofereceu apoio de um caminhão pipa para fornecer a água e não utilizar a do rio, e outros parceiros vão ajudar a produzir uma nova lona, maior.

Escorrega em meio à natureza é só alegria | Foto Arquivo Pessoal

Além disso, ele também procurou informações com a Prefeitura, para garantir que a brincadeira não gerasse nenhum tipo de problema ao meio ambiente.

Sabendo de algumas denúncias que foram feitas à Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Jean já se preparava para o pior quando foi chamado pela Prefeitura para uma reunião.

"Mas quando cheguei lá, só recebi elogios e parabenizações, do Normando (Zitta, presidente da Fujama), da Natália (Petry, secretária de Esporte, Cultura e Lazer), que me falaram que a essência do parque é essa, é para a comunidade ir lá se divertir", conta.

Surpresa!

Como o escorrega de sabão é uma brincadeira voluntária, não tem nenhum vínculo institucional ou finalidade de promover alguma marca, a iniciativa vai continuar sendo voluntária, diz Jean.

Tendo sua própria rotina e compromissos, e também preocupado em ter tempo disponível para seus filhos, Jean informa que o escorrega será como um elemento surpresa no parque.

"Vão lá, brinquem de diversas outras coisas, mas vão preparados porque o escorrega de sabão pode estar lá aquele dia", ele convida.

Ao OCP, Jean conta que as chances de encontrar o escorrega são maiores aos sábados e domingos, a partir das 14h30.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger