A partir de sexta-feira (2), será possível fazer uma viagem gastronômica pelo estado sem sair de Blumenau. Até domingo (4), a programação do Sabores de Santa Catarina reúne mais de 40 pratos inspirados em cada região catarinense, no Parque Vila Germânica.

Claro que as bebidas não ficam de fora! No local, também estarão disponíveis vinhos, espumantes, cachaças, destilados, cervejas e refrigerantes de marcas produzidas no estado. Na gastronomia, um dos itens mais característicos da Serra terá um espaço só dele. O pinhão será servido cozido e nos preparos de entreveiro e paçoca.

Já representando o Planalto e o Oeste, as carnes na brasa são atrações do evento. Afinal de contas, não é todo dia que se vê costela fogo de chão, porco no rolete, filé duplo e galeto sendo preparados a céu aberto no Parque Vila Germânica.

Também comum no Oeste e popular ainda no Sul e no Norte, está o cultivo de peixes de água doce. No evento será possível consumir a tilápia em porções, num sanduíche e ainda no pastel. Nos frutos do mar, tradição reconhecida internacionalmente do nosso Litoral, camarão, lula e bacalhau aparecem em bolinhos e porções.

Foto Divulgação

Itens coloniais

Há uma variedade imensa de produtos coloniais característicos com uma área dedicada só para eles. São geleias, melado, conservas, bolachas, cucas, queijos e embutidos que têm peculiaridades de cada região.

Ainda nos doces, um café vai oferecer, além da bebida, iguarias como bolos e tortas que fazem parte dos lanches da tarde de todo o catarinense.

E as bebidas?

Não é só no prato que Santa Catarina se destaca pela diversidade. No copo também! O evento mostra essa variedade de bebidas que são feitas aqui. No total, nove cervejarias estarão presentes na ocasião. Elas representam as marcas do Vale da Cerveja, região que se destaca no estado pelo pioneirismo na produção desses itens.

Foto Divulgação

A tradição dos vinhos de altitude da Serra catarinense será representada pela Pericó. A marca trará ao Sabores de Santa Catarina vinhos e espumantes que se destacam não só no Brasil, mas no mundo. As cachaças artesanais produzidas em diversas regiões também terão espaço, assim como outros destilados.

Nem os refrigerantes ficam de fora da riqueza gastronômica do estado. A Max William será responsável pelos itens não alcoólicos no evento.

Chance imperdível de celebrar a riqueza gastronômica de Santa Catarina!

Quer receber as notícias no WhatsApp?