Catarinense faz casa giratória para tomar chimarrão sempre na sombra

Por: Elissandro Sutil

05/04/2016 - 11:04 - Atualizada em: 05/04/2016 - 13:20

Para quem gosta de ficar “de boas” em casa tomando um belo chimarrão, a sombra e sossego nessa hora são importantes. E foi pensando nisso que o agricultor e descendente de alemães Jens Cellarius (lê-se “Ians” em português), morador de Ituporanga – no Vale do Itajaí – construiu uma casa giratória. Assim seria possível tomar chimarrão sempre na sombra, independentemente da hora do dia.

A casa foi construída em 1998 e a ideia veio de uma reportagem de TV. Demorou aproximadamente cinco meses para sair do papel e ficar pronta. A base da casa é comum, feita de alvenaria. Já o segundo andar é feito de madeira, e pode mudar de posição através de um sistema de roldanas que correm em cima de um trilho.

O “andar móvel” tem três quartos, sala e banheiro, e é movimentado por uma simples manivela de madeira – tudo criado por Jens, que é autodidata.

Foto: Reprodução DC

Foto: Reprodução DC

Almira Berger, de 67 anos, ex-mulher de Jens, conta que a construção foi inspirada em um projeto na Alemanha. “Ele frequentou a escola por dois anos. Não teve estudo, mas sempre teve facilidade de aprender tudo o que queria. Sempre foi dedicado”, diz Almira.

Hoje, quem move a casa é a alegria de seus dez netos. “Eu ia colocá-la à venda porque é grande demais pra mim, mas meus filhos não deixaram”, conta.

Segunda casa giratória
Depois que o casal se separou, há seis anos, Jens decidiu se mudar para bem perto, mais precisamente no mesmo terreno onde vive a ex-mulher, e construiu uma segunda casa giratória, mas com um projeto mais ousado, que funciona com um motor – atualmente em manutenção, e nem tão popular assim como o primeiro projeto.

Visitas
A casa giratória fica localizada no km 3 da SC-427. As visitas acontecem em horário comercial durante a semana e também aos finais de semana. É cobrado um valor simbólico de R$ 3, para garantir a manutenção e a limpeza da residência.

“Já recebemos visitas de todas as partes do mundo, como do Líbano e da Alemanha, por exemplo”, garante Dona Almira, que diz precisar reler o livro de visitas para ter noção de quantos curiosos e turistas já passaram por lá.

Veja o vídeo que o Diário Catarinense fez sobre a casa:

Serviço:
Endereço: SC-427, Km 3, em Ituporanga.
Fone: (47) 3533-3489

Fonte: G1 e Diário Catarinense
Foto: Prefeitura de ituporanga/Divulgação