Aranhas: Carlos Henrique Schroeder lança novo livro neste sábado (7) em Jaraguá do Sul

Foto: Dielin da Silva / OCP News

Por: Elissandro Sutil

06/03/2020 - 10:03 - Atualizada em: 06/03/2020 - 10:32

Uma obsessão que se transformou em um livro. Esta poderia muito bem ser uma descrição para a nova obra do escritor radicado em Jaraguá do sul, Carlos Henrique Schroeder, intitulada “Aranhas”. Para ele, um bom livro (e isso também se aplica aos filmes) é aquele que deixa as pessoas incomodadas e que as faz pensar em coisas que estão além daquelas páginas.

Se você ficou curioso para entender de onde vem o nome “Aranhas”, aqui vai à resposta!

 

 

Há cerca de dez anos, o autor passa o verão em uma casa na cidade de Garopaba, no sul do estado, onde todas as manhãs, encontrava pelo menos cinco aranhas de espécies diferentes. “Eu comecei a ficar inquieto, já acordava caçando elas”, comenta.

Os animais despertavam cada vez mais a atenção do escritor que logo começou pesquisar sobre as aranhas, estudá-las, buscar referencias nas artes visuais e também autores que falavam sobre elas.

“Não tem uma coisa melhor para uma obsessão do que escrever sobre ela. E foi aí que comecei a escrever as histórias.”

O livro

Através das aracnídeas, ele construiu uma teia, que liga um conto ao outro e todos eles abordam temas do nosso dia a dia, como, amor, preconceito, morte, inveja, entre outros. Nos 32 contos reunidos na obra, as aranhas aparecem de outras formas, além de serem personagens. Cada conto leva o nome de uma delas e também a descrição da espécie a qual pertence.

Durante a produção, o escritor criou mais de 100 contos, alguns de apenas um parágrafo, outros maiores. Depois, fez uma seleção, onde restaram 80 e por fim, escolheu aqueles que formavam “a melhor teia”.

Todos os contos levam o nome de uma espécie de aracnídea | Foto: Dielin da Silva / OCP News

“Este é de contos, mas não é uma antologia. Isso quer dizer que todos eles são relacionados, então tem uma ordem e é legal que as pessoas leiam do início ao fim, porque os contos se conectam e o último é o centro da teia, então ali no final, você vai encontrar uma grande aranha”, explica o autor.

Além de tudo isso, a obra apresenta diversas narrativas e vozes. Conforme Schroeder, a ideia é abranger vários universos dentro de um só. Para ele, mudar de perspectiva e a forma como se conta a história é um desafio que vale a pena enquanto escritor.

Durante uma conversa com o escritor neste quinta-feira (5) ele nos contou sobre o projeto do livro | Foto: Dielin da Silva / OCP News

“Eu acho que o que vale na vida, são as experiências que a gente tem, de conhecer novas pessoas, de viajar e a ideia é proporcionar 32 experiencias, de 32 universos diferentes, que unidas, vão poder dar outra experiência”, afirma. Ele ainda destaca que a ideia é de que o livro não se feche no fim das páginas, mas que as pessoas continuem a busca por conhecer mais sobre elas mesmas e quem sabe, sobre as aranhas.

Lançamento

Na última terça-feira (3), ocorreu o primeiro lançamento da obra, no Rio de Janeiro. “Gosto sempre de começar por lá, porque dá um gás, a cidade tem muito esse clima festeiro”, comenta.

Em Jaraguá do Sul, o lançamento de Aranhas” acontece neste sábado (7), na Grafipel, localizada na rua Quintino Bocaiúva, nº 42, no Centro de Jaraguá do Sul. Entre às 10h e o meio-dia, Schroeder vai estar no local para dar autógrafos, conversar e mostrar mais sobre o livro.

Quem comparecer no lançamento, pode além de ganhar um autógrafo, conhecer mais da história por trás das aranhas | Foto: Dielin da Silva / OCP News

O livro é lançado pela Editora Record, uma das maiores do Brasil, tem 180 páginas e custa R$ 42,90.

Ainda este mês, o escritor fará os lançamentos em São Paulo, Florianópolis e Balneário Camboriú, depois, devem ocorrer apenas em eventos.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul