Branca de Neve ajuda a prevenir deficiências em livro escrito pela Apae de Guaramirim

Professoras Salete Klein (e) e Sônia Regina Demate dos Santos (d) adaptaram história infantil para tratar assunto sério | Foto Verônica Lemus/OCP News

Por: Elissandro Sutil

04/03/2020 - 05:03

Era uma vez um grupo de pessoas que tinha um desejo enorme de ajudar o próximo.

Um dia, esse grupo decidiu compartilhar seu conhecimento com quem poderia se beneficiar dele. Então, essas pessoas decidiram contar uma história.

Nesta quarta-feira (4), o Centro de Atendimento Educacional Especializado Maria Anna Malutta, da Apae de Guaramirim lança o livro “Branca de Neve e as Tentações da Bruxa“.

Por meio da adaptação da clássica história da Branca de Neve e os Sete Anões, o livro vai trabalhar a prevenção à deficiência com crianças de 4 anos, até alunos do 5º ano (10 anos).

Tudo começou quando a equipe da Apae decidiu trabalhar estratégias diferentes para conseguir reter a atenção de alunos do município durante as palestras sobre prevenção.

“Fazíamos palestras para os adolescentes e vimos que a palestra não atingia o total. Adolescente é aquela coisa, 50% presta atenção e 50% acha que palestra é chato. Então, fomos em busca de uma coisa que realmente prenda atenção”, conta a professora Sônia Regina Demate dos Santos.

Foto Divulgação

Ela e outra professora da entidade, Salete Klein, pensaram em apresentar uma peça de teatro, mas mesmo depois de muita pesquisa, não encontraram nenhuma história que trabalhasse com o tema da prevenção às deficiências.

Como as professoras já usavam a adaptação de livros infantis para trabalhar em sala de aula, a ideia não demorou a surgir: adaptar uma história para contar aquela que elas queriam.

O Livro

A história do conto Branca de Neve foi adaptada pelas professoras Sônia e Salete, que então adequaram a peça de teatro para o livro, a ser lançado nesta quarta-feira.

O enredo se desenrola apresentando cuidados de saúde que devem ser praticados antes da concepção, durante a gestação e nascimento e também por toda a vida.

Cuidados como alimentação adequada, vacinação, evitar comportamentos e hábitos de risco, entre outros, além de evitarem as deficiências, ainda promovem saúde.

A Apae de Guaramirim desenvolve todos os anos várias ações na tentativa de criar na comunidade uma cultura de prevenção, já que entre 70 a 80% das deficiências podem ser evitadas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na peça que originou o livro, os próprios alunos da Apae encenaram a história e voltaram a reviver os personagens para as fotos e ilustrações.

O apoio

Para conseguir publicar o livro, que começou a ser escrito ainda em 2016, a Apae de Guaramirim contou com recursos do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), por meio de um projeto apresentado e aprovado pelo colegiado, conta a diretora da Apae Noeli Lorenzi.

Além disso, a equipe também contou com ajuda de diversas pessoas para fazer as fotos, ilustrações e revisão do livro.

“A obra foi escrita a muitas mãos: por alunos, professores e outros parceiros da entidade. Uma história de amor e prevenção”, diz a diretora.

Foram impressos 5 mil livros, que serão distribuídos às escolas do município.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul