De acordo com o secretário, desde 2023, quando foi criado o Comitê de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, teve início uma frutífera relação com a InvestSC, por meio da qual foi possível mostrar muito do trabalho que é realizado no município e também viabilizar a vinda de empresas para Jaraguá do Sul, que se destaca pelo seu sistema de governança, pelo associativismo e sinergia entre o poder público e a iniciativa privada.
“O BID delegou à InvestSC a responsabiliddae de tocar esse projeto piloto em Santa Catarina e o governo do Estado e a InvestSC optaram por trazê-lo para Jaraguá, justamente por essa governança que nós temos aqui, essa boa relação entre o setor público e a iniciativa privada, e a gente tangibiliza isso através do nosso Comitê de Desenvolvimento Econômico”, informa Sarmanho.
A partir disso, foi realizada uma reunião no final de maio, quando um consultor do BID esteve em Jaraguá do Sul apresentando a plataforma a um grupo de empresários. Essa plataforma, que está ligada a empresas da região espanhola da Catalunha, consiste no preenchimento de dados das empresas que atuam aqui.
“Então, houve o preenchimento desses dados e esse sistema RAM, que é uma inteligência artificial, sugeriu relações comerciais, desenvolvimento de produtos integrados, compartilhamento de fornecedores, entre empresas da região da Catalunha com empresas de Jaraguá do Sul. Isso avançou e motivou a vinda de uma comitiva de empresários da Espanha, juntamente com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha”, explica Sarmanho.
Segundo o secretário, de início a reunião seria fechada, somente com as empresas que tinham feito essas conexões através da plataforma no final de maio, mas optou-se por abrir o evento para que mais empresas possam conhecer a plataforma e, assim, desenvolver projetos positivos para o estado de Santa Catarina.
“Mais uma vez, Jaraguá do Sul está na vanguarda do movimento de desenvolvimento econômico do estado e a gente quer muito que isso dê certo para servir de referência e para que possamos compartilhar a metodologia do BID junto a outros municípios catarinenses”, finaliza Sarmanho.