Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá avança como modelo de desenvolvimento econômico em parceria com o BID e InvestSC

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, Thiago Sarmanho | Foto: Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

01/07/2025 - 17:07 - Atualizada em: 01/07/2025 - 17:58

Jaraguá do Sul segue ocupando posição de destaque no cenário econômico catarinense ao sediar, nesta quinta-feira (3), às 10h, no Centro Empresarial do município (Cejas), a segunda etapa do Programa RAM (Resilient Alliances Method ou Método de Alianças Resilientes, em português), uma iniciativa pioneira promovida pelo Comitê de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, em parceria com a InvestSC (Governo de Santa Catarina) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Na primeira fase, realizada em maio, conhecemos a metodologia RAM, um modelo internacional que promove parcerias estratégicas resilientes, sustentáveis e lucrativas, com foco na expansão de relações de empresas jaraguaenses com fornecedores e clientes do mercado externo nos setores de indústria, infraestrutura, agronegócio e sustentabilidade. Agora, avançamos para uma etapa prática e interativa, com a presença da Câmara de Comércio Brasil – Catalunha e de empresas da Espanha interessadas em explorar oportunidades de negócios com empresas de Jaraguá do Sul”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Sarmanho.

De acordo com o secretário, desde 2023, quando foi criado o Comitê de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, teve início uma frutífera relação com a InvestSC, por meio da qual foi possível mostrar muito do trabalho que é realizado no município e também viabilizar a vinda de empresas para Jaraguá do Sul, que se destaca pelo seu sistema de governança, pelo associativismo e sinergia entre o poder público e a iniciativa privada.

“O BID delegou à InvestSC a responsabiliddae de tocar esse projeto piloto em Santa Catarina e o governo do Estado e a InvestSC optaram por trazê-lo para Jaraguá, justamente por essa governança que nós temos aqui, essa boa relação entre o setor público e a iniciativa privada, e a gente tangibiliza isso através do nosso Comitê de Desenvolvimento Econômico”, informa Sarmanho.

A partir disso, foi realizada uma reunião no final de maio, quando um consultor do BID esteve em Jaraguá do Sul apresentando a plataforma a um grupo de empresários. Essa plataforma, que está ligada a empresas da região espanhola da Catalunha, consiste no preenchimento de dados das empresas que atuam aqui.

“Então, houve o preenchimento desses dados e esse sistema RAM, que é uma inteligência artificial, sugeriu relações comerciais, desenvolvimento de produtos integrados, compartilhamento de fornecedores, entre empresas da região da Catalunha com empresas de Jaraguá do Sul. Isso avançou e motivou a vinda de uma comitiva de empresários da Espanha, juntamente com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha”, explica Sarmanho.

Segundo o secretário, de início a reunião seria fechada, somente com as empresas que tinham feito essas conexões através da plataforma no final de maio, mas optou-se por abrir o evento para que mais empresas possam conhecer a plataforma e, assim, desenvolver projetos positivos para o estado de Santa Catarina.

“Mais uma vez, Jaraguá do Sul está na vanguarda do movimento de desenvolvimento econômico do estado e a gente quer muito que isso dê certo para servir de referência e para que possamos compartilhar a metodologia do BID junto a outros municípios catarinenses”, finaliza Sarmanho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


📅 Data: 03 de julho (quinta-feira)
🕙 Horário: 10h
📍 Local: CEJAS – Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Salão Nobre)
📌 Setores prioritários: Indústria, Infraestrutura, Agronegócio e Sustentabilidade

Programação:

  • Abertura oficial com Comitê, InvestSC e Câmara de Comércio Brasil-Catalunha

  • Apresentação de empresas espanholas

  • Rodada de Negócios (11h às 12h) com networking e coffee break


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.