Caixa terá horário diferenciado para pagamento do FGTS a partir desta sexta-feira (13)

Foto Marcos Correa/Arquivo Agência Brasil/PR

Por: Pedro Leal

12/09/2019 - 14:09 - Atualizada em: 13/09/2019 - 14:29

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, participou nesta quinta-feira (12) de uma transmissão ao vivo, no Facebook, para esclarecer dúvidas sobre o Saque Imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A Caixa inicia nesta sexta-feira (13) o pagamento dos recursos. O banco fará o depósito automático para quem tem conta poupança no banco, seguindo calendário de mês de nascimento.

Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril recebe primeiro. Os próximos a ter acesso ao saque serão os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, no dia 9 de outubro, recebem os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

O saque de até R$ 500 por conta, iniciado nesta sexta-feira, não implica em adesão ao “saque aniversário”, esclareceu a estatal.

 

 

A Caixa estima que 12 milhões de brasileiros recebam o depósito nesta sexta-feira, com um total de mais de 30 milhões de brasileiros beneficiados ao longo de toda a liberação de recursos, definida pelo presidente da caixa como “a maior ação de pagamentos da história do sistema bancário”.

Para atender a demanda, a caixa operará com horário especial, abrindo nos sábados seguintes a cada leva de liberação e abrindo mais cedo nas sextas-feiras dos depósitos e nas segundas e terças-feiras seguintes. Serão 55 mil pontos de atendimento, entre agências e lotéricas.

A consulta do saldo e do calendário de pagamento pode ser feita no site da caixa, no aplicativo do FGTS para celulares ou pelo número 0800 724 2019.

Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.

Veja os horários diferenciados das agências

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir no próximo sábado, das 9h às 15h, para liberação do saque de até R$ 500 em contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A Caixa também vai trabalhar com horário estendido por duas horas, amanhã (13), início do saque, e na próxima segunda (16) e terça-feira (17).

Assim, as agências, que normalmente abrem às 11h, vão iniciar o atendimento às 9h. Aquelas que abrem às 10h, iniciarão os trabalhos às 8h e as que abrem às 9h, atenderão a partir das 8h e terão uma hora a mais ao final do expediente.

No caso de agências que abrem às 8h, serão duas horas a mais ao final do horário de atendimento.

Calendário de saques

Calendário para quem tem poupança na Caixa

  • Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril: recebem a partir de 13/9/2019
  • Nascidos em maio, junho, julho e agosto: recebem a partir de 27/9/2019
  • Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro: recebem a partir de 9/10/2019

Calendário para quem tem conta-corrente na Caixa

  • Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril: se autorizaram até 8/9, recebem em 13/9
  • Nascidos em maio, junho, julho e agosto: se autorizarem até 22/9, recebem em 27/9
  • Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro: se autorizarem até 4/10, recebem em 9/10

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger