5 aplicativos fáceis e divertidos para cuidar das finanças e acabar com as dívidas

Mulher usa o celular à mesa com notebook e café

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

30/06/2020 - 11:06 - Atualizada em: 30/06/2020 - 11:19

Resumo da notícia:

  • 84% dos brasileiros têm dificuldades financeiras e dívidas por não saberem como cuidar de seu dinheiro, de acordo com pesquisa recente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros
  • Fintech separou alguns aplicativos com linguagem simples e dicas práticas para quem quer começar a cuidar das finanças

 

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) em maio revelou que 84% dos brasileiros têm dificuldades financeiras, prejuízos e dívidas por não saberem como cuidar de seu dinheiro.

Com a democratização da tecnologia, aprender a cuidar das finanças não precisa ser chato, nem difícil, e alguns apps e plataformas podem ajudar nessa missão – já que é possível aprender usando o celular como aliado.

 

 

Segundo o executivo João Figueira, Head de Operações da fintech Simplic, a educação financeira tem como objetivo auxiliar as pessoas na administração dos seus rendimentos, orientando também sobre o consumo consciente.

“É notória a relevância da educação financeira para o bem-estar de cada um. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar suas despesas, é fundamental para evitar possíveis dívidas no futuro”, comenta.

Para auxiliar quem tem dúvidas, a Simplic separou alguns aplicativos com linguagem simples e dicas práticas para quem quer começar a cuidar das finanças. Confira:

1. Toshl Finance

Descubra onde você está gastando mais

Mão entrega cartão para outra mão e máquina de cartão em primeiro plano

Foto Reprodução/Pexels

Esse aplicativo conta com a ajuda de um personagem, um monstrinho virtual, que mostra todas as despesas e receitas pessoais e possibilita gerenciá-las de um modo simples e fácil.

Além disso, ele permite que os clientes façam orçamentos e mapas de movimentação financeira, podendo exportar os resultados para outras plataformas como Excel e Word.

O Toshl Finance é gratuito e está disponível para iOS (iPod Touch, iPhone e iPad), Android, Windows Phone e Symbian. Com ele, também é possível descobrir onde você está gastando mais, além de ficar atento nos vencimentos de suas contas e gastos.

2. Minhas Economias

Alcance suas metas com ajuda de lembretes

O app “Minhas Economias” conta com uma tecnologia que permite que o usuário monte planilhas com tudo o que for debitado ou depositado em conta.

Ele atua como um gerenciador financeiro e também permite estabelecer metas para realizar algum desejo, enviando lembretes de quanto falta para alcançá-la. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android.

3. Organizze

Organize suas finanças na nuvem

No Organizze, é possível se ter o controle de tudo que entra e sai da conta, sem precisar de uso constante da internet, pois o aplicativo salva todos os dados inseridos e os transfere para a nuvem.

Além disso, todos os dados são criptografados para evitar invasões de pessoas não autorizadas. Usado por mais de 2 milhões de pessoas, o app possibilita organizar contas e cartões num único lugar. Além disso, reúne informações educacionais sobre o universo do dinheiro.

Como poupar, investir, economizar no dia a dia entre outros temas. O aplicativo possui planos para os usuários mas é possível baixá-lo gratuitamente, sendo disponível para Android e IOS.

4. Bill Reminder

Não atrase as contas nunca mais!

O app tem lembretes para ajudar os usuários a não se perderem com as datas de vencimentos das contas – ajudando a evitar o pagamento de juros por atraso.

Ele possui um calendário específico para faturas e boletos bancários, onde também é possível programar tarifas de despesas mensais fixas.

Como ele trabalha com alertas, não é necessário acessar o aplicativo toda vez que quiser consultar o vencimento de uma conta, pois as notificações de lembretes são sempre enviadas ao usuário. O aplicativo é gratuito, sendo disponível para Android e IOS.

5. Money Lover

Crie etiquetas para catalogar os gastos

O Money Lover permite acompanhamento de diversas contas separadamente, controlar receitas e despesas e montar orçamentos.

Os gastos são apresentados em gráficos com formato de pizza e barras, que podem ser visualizados por diversas categorias, filtradas no próprio aplicativo.

A interface é moderna, bonita e organizada, proporcionando uma experiência de uso muito agradável e intuitiva. O app está disponível para baixá-lo gratuitamente para Android e IOS.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul