Peça baseada em caso real passa por Joinville e Jaraguá

Fotos divulgação

Por: Rubens Herbst

02/05/2019 - 12:05 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

O circuito nacional Palco Giratório Sesc traz para Santa Catarina o premiado espetáculo gaúcho “A Mulher Arrastada”, com dramaturgia de Diones Camargo e direção de Adriane Mottola. No norte do Estado, a peça será apresentada no Sesc de Joinville nesta sexta (3), às 20h, e no de Jaraguá do Sul, na segunda (7), no mesmo horário. A entrada é sempre gratuita.

Inspirada no caso real ocorrido no Rio de Janeiro em 2014, a peça narra os últimos momentos de Cláudia Silva Ferreira – mulher negra, pobre, 38 anos, auxiliar de serviços gerais, mãe de quatro filhos biológicos e quatro adotivos –, brutalmente assassinada pela Polícia Militar ao sair de casa para comprar pão para sua família.

Após ser baleada, seu corpo foi atirado às pressas no camburão da viatura e arrastado ainda com vida em meio ao tráfego da capital fluminense, sob o olhar horrorizado de motoristas e pedestres.
Entrelaçando fato verídico e narrativa ficcional, esta peça-manifesto mostra a figura trágica de Cláudia reivindicando o que havia sido apagado durante a cobertura jornalística do caso: o seu próprio nome, substituído pela impessoal, violenta e cruel alcunha de “Mulher Arrastada”.

A montagem mostra duas situações paralelas. Uma delas, interpretada pela atriz Celina Alcântara, alude ao assassinato de Cacau, como Cláudia era conhecida. A outra mostra um policial, vivido por Pedro Nambuco, tentando se livrar da acusação de um crime.

A peça estreou no ano passado e já conquistou importantes prêmios: foi vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2019 (Melhor Espetáculo, Melhor Atriz para Celina Alcântara, e Melhor Iluminação para Ricardo Vivian) e do Prêmio Braskem Em Cena 2018 (Melhor Espetáculo e Melhor Atriz).