Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Saúde de Joinville promove Mamaço e outras ações de incentivo ao aleitamento materno no Agosto Dourado

Foto: Pixabay

Por: Pedro Leal

06/08/2025 - 14:08 - Atualizada em: 06/08/2025 - 14:46

Agosto Dourado é o mês de promoção e apoio ao aleitamento materno, e a Secretaria da Saúde de Joinville oferece uma programação especial no sábado (9), na Vila da Saúde Adelino Venturi, ao lado da UBSF Lagoinha, no Morro do Meio.

Agosto Lilás tem evento, orientações e conscientização sobre o fim da violência contra a mulher em Joinville

O evento gratuito e aberto ao público inicia às 9 horas e apresenta uma série de ações para fortalecer a saúde da mulher e da criança dentro da Atenção Primária, com iniciativas já desenvolvidas no município: o Programa Mama Nenê, o Banco de Leite Humano da Maternidade Darcy Vargas e orientações de amamentação.

Joinville promove ações pelo Dia Nacional da Saúde

A partir das 10h20, o Mamaço reunirá mamães e bebês para um momento único de afeto, saúde e troca de amor. A programação também conta com o tradicional desfile com as mães representantes das unidades de saúde do município que estão amamentando, e a atividade de sling dance.

Além dessas atividades, haverá uma programação paralela com serviços gratuitos à população. Os Bombeiros Voluntários de Joinville estarão na Vila da Saúde prestando orientações sobre engasgos e primeiros socorros em bebês e crianças. Profissionais da Saúde também irão promover práticas como auriculoterapia, técnicas de massagem, shantalla, pintura de barriga e dicas de nutrição e alimentação saudável.

Agosto Dourado

As ações do Agosto Dourado integram a Semana Mundial da Amamentação, em parceria com a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA). Neste ano, a organização tem como tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, que reforça o leite materno como fonte sustentável de alimento, além de um ato de cuidado que contribui para um futuro mais justo e saudável.

O leite materno beneficia a saúde da mãe e do bebê e é crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança, com benefícios ao longo de toda a vida. O Ministério da Saúde preconiza que o bebê seja alimentado exclusivamente pelo leite materno, até os seis meses de idade, e recomenda a amamentação até dois anos ou mais.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).