Nesta terça-feira (5), Dia Nacional da Saúde, foi realizada na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) a primeira edição da Semana de Promoção e Prevenção da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Empresas. O evento gratuito foi promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) ACIJ, e Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme).
A programação contemplou palestras com especialistas nos temas saúde mental, sífilis, diabetes e hipertensão, temas pertinentes à saúde no ambiente de trabalho, prevenção e qualidade de vida.
Durante a cerimônia, Cleia Giosole, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Joinville, ressaltou que o evento, além de celebrar o Dia Nacional da Saúde, contribui para a promoção e prevenção à saúde no nosso município.
“Todos os temas que destacamos foram levados até o Conselho Municipal de Saúde pela sociedade, e vimos a necessidade de ter um olhar especial a cada um deles. Por isso decidimos unir forças para multiplicarmos essas informações. Esperamos que este seja o primeiro de muitos encontros”, salienta a presidente.
Edilaine Vieira Flaek, enfermeira especialista em Medicina da Família e em controle de infecção em serviços da saúde, abordou os temas diabetes e hipertensão, apresentando dados sobre prevalência, impactos e prevenção no ambiente corporativo.
A médica Maria Simone Pan, especialista em Medicina da Família da Secretaria da Saúde, apresentou dados sobre a sífilis e destacou a importância de desmistificar a doença e esclarecer a população, além da detecção precoce, principalmente na gravidez. O tratamento da sífilis e o acompanhamento da doença é realizado gratuitamente na saúde pública.
A psicóloga Rozalia Nathalia Machado Monteiro, especialista em terapia cognitiva comportamental e que atua no CAPS III, falou sobre saúde mental e do papel de um ambiente de trabalho saudável para uma saúde mental equilibrada.
Todos os temas abordados na abertura da Semana compõem um material educativo elaborado em parceria entre as Secretarias de Comunicação, Saúde, Conselho Municipal de Saúde de Joinville e entidades. Eles estão disponíveis gratuitamente no link para uso de toda a população, com informações sobre principais sintomas, como prevenir, tratamento e onde buscar atendimento.