Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Retenção de líquidos no calor: Saiba como evitar o inchaço e aliviar o desconforto

Foto: Pixabay

Por: Priscila Horvat

17/02/2025 - 17:02 - Atualizada em: 17/02/2025 - 17:44

Com as ondas de calor que tem atingido diversos Estados do Brasil, vem o desconforto causado pelo calor intenso, que se apresenta como dores de cabeça, queda de pressão e cansaço excessivo.

No entanto, um problema menos comentado, mas bastante comum, é a retenção de líquidos, que provoca inchaço em várias partes do corpo, principalmente pernas, pés, mãos e abdômen.

A retenção ocorre quando há acúmulo de líquidos entre as células dos tecidos, resultado do extravasamento de fluidos dos capilares sanguíneos.

O problema pode ser agravado, ainda, por fatores como sedentarismo, estresse e oscilações hormonais, como as que ocorrem durante o período menstrual. Um dos sinais mais perceptíveis é a marca deixada por meias e sapatos ao final do dia.

A circulação sanguínea também sofre com as altas temperaturas, tornando a absorção de líquidos mais lenta. Para quem trabalha sentado por longos períodos, movimentar as pernas e fazer pequenos alongamentos ao longo do dia são estratégias simples para reduzir o inchaço e melhorar a circulação.

Como driblar a situação

Diferente do que muitos imaginam, beber água não agrava a retenção de líquidos: na verdade, é fundamental para preveni-la. O ideal é consumir cerca de 35 ml de água por quilo corporal diariamente.

Por outro lado, alimentos ricos em sódio podem piorar o problema. Embutidos, enlatados, queijos amarelos, shoyu e fast food aumentam a retenção, pois o organismo precisa reter mais água para equilibrar os níveis de sal.

Já alimentos probióticos, como iogurtes, contribuem para o bom funcionamento do intestino, reduzindo o inchaço e melhorando a absorção de nutrientes.

Além disso, frutas com propriedades diuréticas, como melancia, melão, abacaxi e pera, são ótimas aliadas. Ricas em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, elas ajudam na eliminação de toxinas e na renovação dos líquidos corporais, aliviando o desconforto causado pela retenção.

Se os sintomas persistirem, vale a pena consultar um médico. Em algumas situações específicas, como no caso de gravidez, outras recomendações entram na lista, como o uso de meias de compressão. Consulte seu médico!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Priscila Horvat

Jornalista especializada em conteúdo de saúde e puericultura.