Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Plano de Segurança da Água foi tema de audiência pública

Foto: Divulgação/Samae

Por: Elisângela Pezzutti

30/06/2025 - 11:06 - Atualizada em: 30/06/2025 - 11:16

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, promoveu a Audiência Pública do Plano de Segurança da Água (PSA), na última sexta-feira (27), no auditório da autarquia. O objetivo foi apresentar e discutir a elaboração e implementação do plano, que também integra o Plano de Emergência e Contingência do Samae.

O diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho, afirma que “a audiência pública foi um momento importante para promover o alinhamento de ideias e, principalmente, para coletar sugestões dos representantes das entidades e da sociedade. Destaco que o plano adota uma abordagem preventiva e de risco, abrangendo todas as etapas do ciclo da água: desde a captação da fonte hídrica, passando pela adução (transporte da água bruta), tratamento (remoção de contaminantes), reservação (armazenamento para distribuição) e, por fim, a distribuição aos consumidores”.

O diretor técnico do Samae, Tuhã Schmitt do Evangelho, destacou que o plano adota uma abordagem preventiva e de risco, abrangendo todas as etapas do ciclo da água | Foto: Divulgação/Samae

Qualidade da água e saúde pública

Além de detalhar o fluxo do sistema de abastecimento, o PSA é fundamental para identificar e avaliar perigos e eventos que possam comprometer a qualidade da água e, consequentemente, a saúde pública. Com base nessa análise de risco, o plano estabelece e implementa medidas preventivas para minimizar a probabilidade de ocorrência desses perigos, bem como medidas corretivas a serem adotadas caso ocorram falhas ou contaminações.

O diretor explicou ainda que, após a audiência, será feita uma análise das sugestões pela equipe técnica do Samae e, se necessário, serão realizadas adaptações no plano. O documento também permanecerá disponível no site do Samae até o dia 12 de julho, período em que ainda poderão ser enviadas sugestões pelo e-mail [email protected]. Em seguida, ocorrerá a revisão final e, por fim, a publicação do plano.

Além de detalhar o fluxo do sistema de abastecimento, o PSA é fundamental para identificar e avaliar perigos e eventos que possam comprometer a qualidade da água e, consequentemente, a saúde pública | Foto: Divulgação/Samae

Consulta ao plano: https://www.samaejs.com.br/downloads/audiencia-publica-plano-de-seguranca-da-agua/

Envio de sugestões pode ser feito até o dia 12 de julho, pelo e-mail [email protected]

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.