Há 90 anos, no dia 11 de agosto de 1930, foi criada a Logosofia pelo pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche, na cidade de Córdoba, na República Argentina.
Ao criar a sua obra em prol da superação humana, Pecotche sabia por antecipação que o movimento logosófico jamais poderia pretender uma rápida e acelerada expansão, pois o seu objetivo maior é de lançar as bases de uma nova cultura para a humanidade, de forma sólida e duradoura, o que, por definição, significa uma meta de longo curso, sem a pressão do tempo das horas, dos dias, meses e anos.
A Logosofia trata-se de uma ciência nova, que não guarda qualquer relação com outras concepções passadas ou presentes do pensamento humano, de ordem filosófica, ideológica ou doutrinária, sobre a vida, origem e destino do homem, como também é singular e única a sua concepção sobre Deus e o Universo.
Passados 90 anos, a concepção logosófica hoje é seguida por milhares de pessoas e conta com as sedes culturais instaladas na Argentina, Uruguai, Brasil, Paraguai, Chile, Equador, Venezuela e México, Também está presente na Espanha, França, Inglaterra e Itália, além do Japão e Austrália.
Educação logosófica
Efetivamente, o que a Logosofia ensina de novo para o conhecimento de si mesmo é a possibilidade de cada pessoa ser a responsável pela história de sua própria vida, escrita com os recursos do conhecimento logosófico. Este conhecimento capacita para conhecer sua constituição biopsíquica e espiritual, pela aplicação à vida dos ensinamentos prodigados por esta ciência, a começar pelo conhecimento dos sistemas mental, sensível e instintivo configurados no ser humano.
Um dos maiores êxitos da aplicação do conhecimento logosófico à própria vida tem sido confirmado na educação integral de crianças e adolescentes que frequentam as unidades de ensino do Sistema Logosófico de Educação, em rede instalada em várias cidades do Brasil e no exterior.
A pedagogia Logosófica combina o ensino das disciplinas curriculares do fundamental ao ensino médio com os inovadores métodos docentes de González Pecotche.
O Sistema Logosófico de Educação tem como missão oferecer à infância e à juventude, por meio da pedagogia logosófica, um amparo e um saber que favoreçam o desenvolvimento pleno de suas aptidões físicas, mentais, morais e espirituais, formando as bases de uma nova humanidade, mais consciente de sua responsabilidade diante da própria vida, da sociedade em que vive e diante do mundo.
No Brasil, são oito unidades do Colégio Logosófico González Pecotche, destes dois em Santa Catarina, sendo um em Chapecó e um em Florianópolis.
Logosofia em Jaraguá do Sul
A Fundação Logosófica chegou à Jaraguá do Sul em 1989 e completa, neste ano, 31 anos de atividade em nossa cidade. Foram realizadas na cidade, inúmeras palestras públicas para difusão do pensamento logosófico e oferece cursos gratuitos para quem quer conhecer essa ciência.
Em julho de 2016, a entidade sem fins lucrativos inaugurou sua sede própria no município que fica no bairro Água Verde.
Com mais de 750 metros quadrados, a estrutura oferece salas de aula, além de um espaço para atendimento e para recepção dos alunos e apresentações de grupos de estudos e atividades para jovens e crianças.
Seus grandes objetivos são:
– A Evolução Consciente do Homem;
– O conhecimento de si mesmo;
– A integração do espírito;
– O Conhecimento das leis universais;
– O Conhecimento do mundo mental
– A edificação de uma nova vida e de um destino melhor
– O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar.
*Informações da Fundação Logosófica de Jaraguá do Sul
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul