Ao comemorar 149 anos de emancipação, Jaraguá do Sul também celebra a trajetória de um dos seus maiores símbolos institucionais: o jornal O Correio do Povo.
Fundado em 1919 por Venâncio da Silva Porto e Arthur Müller, o jornal cresceu e se tornou a Rede OCP de Comunicação, sendo reconhecido como o veículo de imprensa mais longevo em atividade contínua de Santa Catarina, e um dos mais antigos do Brasil.

Primeira sede do OCP News, onde hoje é a Rua Epitácio Pessoa | Foto: Arquivo OCP
Com 106 anos de história, o jornal atravessou gerações registrando os momentos mais importantes da cidade. A primeira edição, impressa em preto e branco e com circulação semanal, já alcançava uma parcela significativa dos jaraguaenses e marcava o início de uma jornada que se manteria sólida ao longo do tempo.

Primeira edição | Foto: Arquivo OCP
Mais de um século depois, o OCP segue firme, com presença consolidada não só em Jaraguá do Sul, mas também em cidades como Blumenau, Joinville e Florianópolis.
Hoje, a produção de conteúdo vai muito além do papel. O jornal é multiplataforma, conectado em tempo real com milhões de pessoas, trazendo notícias do Brasil e do mundo, mas sem deixar de lado o foco local.
Desde 2007, a Rede OCP está sob a liderança do empresário Walter Janssen Neto. Para ele, contar a história do jornal é, também, contar a história da própria cidade.
“O Correio do Povo nasceu praticamente junto com a cidade e, desde então, acompanhou de perto cada etapa do seu desenvolvimento, sempre com o compromisso de informar com responsabilidade e valorizar a nossa comunidade”, afirma.

Walter Janssen Neto, presidente da Rede OCP | Foto: Arquivo OCP
Ao longo dos anos, o jornal foi muito mais do que espectador: acompanhou de perto o crescimento urbano, a consolidação industrial, os marcos políticos e os grandes eventos culturais. Em muitas ocasiões, foi protagonista e participante ativo da vida pública da cidade.
“Hoje, tenho a honra de dar continuidade a esse legado como presidente da Rede OCP, mantendo viva a missão de contribuir para o crescimento da região por meio da informação de qualidade”, complementa Janssen.
É essa trajetória compartilhada que torna o momento duplamente especial.
“Neste aniversário de 149 anos de Jaraguá do Sul, celebramos também o papel que o OCP segue desempenhando ao lado dela, com verdade, respeito à cultura local e responsabilidade com as futuras gerações”, destaca.
Em um tempo marcado por transformações aceleradas e desinformação em larga escala, a relevância do OCP se mantém firme. A tradição de informar com seriedade, responsabilidade e olhar atento ao que realmente importa para a comunidade continua sendo a principal missão.
Para Nelson Luiz Pereira, integrante do Comitê Executivo da Rede OCP, o jornal é um verdadeiro guardião da memória jaraguaense.
“Há 106 anos registramos conquistas, desafios e o espírito trabalhador do povo jaraguaense e da região. Jaraguá cresceu, se modernizou mas manteve suas raízes. Cada rua, bairro, evento e geração escreveu um capítulo dessa história, que ficou, até aqui, estampada e imortalizada nas páginas do OCP”, finaliza