Na busca por um ambiente de trabalho mais saudável, Yu Donglai, fundador da rede de supermercados Pang Dong Lai, introduziu a “licença por infelicidade”, permitindo que seus mais de 7 mil funcionários tirem até 10 dias de folga ao ano sem necessidade de aprovação da liderança, sempre que se sentirem tristes ou estressados.
Anunciada durante a China Supermarket Week 2024, a iniciativa tem como objetivo promover um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Yu acredita que essa liberdade é essencial, afirmando: “Todo mundo tem momentos em que não está feliz, então, se você não estiver feliz, não venha trabalhar”, falou o executivo.
- Aprenda a fazer a higiene do sono para dormir melhor
- Cervejaria anuncia novo ponto turístico em Pomerode no mês de outubro
- Mafalda atravessa gerações e chega aos 60 anos
O proprietário contou também que a ideia é que sua empresa tivesse um “ambiente de trabalho semelhante ao europeu”, indo na contramão das empresas chinesas, que são conhecidas por longas jornadas de trabalho.
Além da licença, a empresa oferece uma jornada de trabalho de sete horas diárias e até 40 dias de férias anuais, além de um “Prêmio de Reclamação” de 5 mil a 8 mil yuans (que equivale a R$ 3,8 mil a R$ 6,2 mil) para compensar funcionários maltratados por clientes e cinco dias de folga durante o Ano Novo Chinês.
Com menos de 5% de rotatividade, a estratégia parece estar funcionando.