Outubro é o mês de mobilização nacional da multivacinação e Joinville intensifica as ações de imunização, orientação e prevenção neste período, principalmente para o público infantil e adolescente, foco principal da campanha.
O Programa Saúde na Escola, iniciativa em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação de Joinville para promover saúde e prevenção na rede pública de ensino, vai enfatizar durante todo o mês o tema vacinação.
Além do reforço nas orientações, as equipes da Atenção Primária vão promover ações de vacinação em algumas escolas do município. A imunização será realizada em horários específicos, com a presença e a autorização dos pais, que serão informados previamente da ação.
“O aumento da cobertura vacinal de crianças e adolescentes é uma forma eficaz de reduzir doenças imunopreveníveis nesta população. Dentro do Saúde na Escola, as equipes de Saúde da Família vão reforçar a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva e organizar, junto às escolas e CEIs, ações de vacinação”, explica Jaqueline Fornari, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Joinville.
Além de vacinação, o Saúde na Escola, que é um programa nacional, abrange temas como saúde bucal, alimentação saudável, saúde mental e prevenção de violências, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades e melhorar a qualidade de vida dos alunos, integrando a comunidade escolar ao Sistema Único de Saúde (SUS).
50 unidades básicas estarão abertas no Dia D de multivacinação
O dia 18 de outubro, sábado, marca o Dia D de multivacinação e, em Joinville, todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, com exceção da UBSF Jativoca, estarão abertas das 9h às 16 horas para promover a vacinação da comunidade.
Serão 50 unidades que vão disponibilizar todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como as vacinas das hepatites A e B, poliomielite, pentavalente, sarampo, gripe, febre amarela, HPV, entre outros imunizantes.
Em caso de dúvidas sobre vacinas em atraso, as famílias podem procurar diretamente a UBSF mais próxima de sua casa. A vacinação também segue disponível de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das unidades e da Sala de Vacinas Central. A orientação é chegar pelo menos meia hora antes do fechamento da unidade. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).
Para ser vacinado, é necessário apresentar documento oficial e também é recomendável levar a Carteira de Vacinação e o Cartão Nacional de Saúde, além de documento do responsável no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.
Vacinação do sarampo e HPV
Durante a campanha de multivacinação, a saúde de Joinville também vai reforçar a importância da vacina do HPV, imunizante que protege contra o vírus HPV e pode prevenir diversos tipos de câncer, principalmente o câncer de colo de útero.
A vacinação do HPV faz parte do calendário vacinal de crianças e jovens, meninos e meninas entre 9 e 14 anos. Porém, até dezembro deste ano, será disponibilizada também para a faixa etária entre 15 e 19 anos.
Além disso, outra estratégia é a prevenção da reintrodução e disseminação do vírus do sarampo, protegendo a população de eventuais surtos da doença com campanha de vacinação para o público adulto que segue até dezembro.
O público-alvo da campanha, que são trabalhadores de portos, aeroportos e rodoviárias; trabalhadores da área de hotelaria e turismo; trabalhadores da indústria; motoristas de táxi e de aplicativo e trabalhadores da área da saúde, pode aproveitar a campanha de multivacinação para atualizar o calendário vacinal. A vacina do sarampo pode ser aplicada na população de 12 meses a 59 anos.