Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguá do Sul se despede de Yara Fischer Springmann, ícone da nossa cultura e arte

Foto: Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

12/01/2022 - 06:01

Yara Fischer Springmann, uma das fundadoras da Scar, faleceu aos 86 anos na noite de segunda-feira (10). Ela foi sepultada no fim da tarde de terça-feira (11), após um dia de muita comoção da comunidade e autoridades de Jaraguá do Sul, principalmente daquelas envolvidas com a cultura jaraguaense.

Ela foi uma grande representante do setor cultural e do voluntariado. A pianista dedicou mais de seis décadas de sua vida para a cultura e a arte, ao lado de seu marido, o médico e violinista Fernando Springmann, que faleceu em 27 de janeiro de 2019. O casal teve três filhos e constituiu uma bela família hoje com netos e bisneto.

Em 2018, Yara e Fernando receberam o maior reconhecimento na área cultural de Santa Catarina: a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa. Na época do prêmio, Yara relembrou de quando seus pais criaram a primeira orquestra, em 1956, que reunia amigos músicos e viria a ser o embrião da Sociedade Cultural Artística (Scar).

“Começamos ainda nos anos 1950, desde que começamos com a primeira orquestra, que era uma orquestra de família. Foi aumentando tanto que a sala da minha mãe já não era suficiente para tanta gente e, no fim, fundou-se a Scar”, contou durante a premiação. “Jamais imaginei que a Scar se tornaria esse palco, quando se fez a reunião para fundar uma sociedade, meu marido sugeriu o nome imaginando que no futuro viriam outras artes, não só a música. Foi um nome muito bem dado e todas as artes estão aí hoje”, complementou.

Os pais de Yara, Adélia Fischer e Francisco Fernando Fischer, assinaram o primeiro estatuto da Scar, junto com outros membros. No aniversário de 145 anos de Jaraguá do Sul, em 2021, ela esteve entre as pessoas e organizações homenageadas que sempre colaboraram e trabalharam pela cultura, música e arte da comunidade.

O presidente do Conselho Administrativo da Scar Gilmar Moretti, ressaltou que Yara foi uma personagem muito marcante na história da Scar. “Uma das fundadoras da instituição e filha da nossa principal motivadora, ela manteve acesa essa chama, estando sempre presente no dia a dia. Tinha por natureza uma espontaneidade única, que iluminava o ambiente. Essa presença, agora, vivenciada a partir das lembranças de mais de 65 anos de vivências entre a dona Yara e a Scar, nunca deixará de existir”, declarou.

Foto: Chan/Arquivo/OCP NEWS

Yara era reconhecida na entidade por sua alegria e jeito espontâneo e amoroso, que iluminava o ambiente quando chegava para assistir algum concerto. Nascida numa casa que respirava música, foi no piano que encontrou seu talento. Ao lado de Fernando, seu companheiro da vida e violinista, ocupava sempre as mesmas poltronas no teatro. Lugar merecido, afirmam os amigos e colegas, por tantos anos dedicados a construir um legado para a cultura.

Segundo Moretti, ela era uma espécie de guia para as decisões tomadas na entidade. “Frequentemente, na rotina da instituição, nos perguntamos: o que a dona Yara pensaria? Essa ponderação permanecerá guiando a equipe. Existia e continuará existindo uma presença muito importante dela em nossa rotina. Ela participou da fundação da nossa Orquestra Filarmônica, foi presidente do grupo por diversas vezes, constantemente a víamos na plateia nos mais diversos espetáculos. Ela doou trabalho, conhecimento artístico e o próprio nome à Scar. Além disso, era a única fundadora com ligação direta com a dona Adélia Fischer, que ao lado do marido, Francisco, deu início à primeira orquestra da cidade, posteriormente transformada na Scar. Ou seja, ela é parte da Scar, para sempre!”, complementa.

Foto: Divulgação PMJS

 

Autoridades manifestam pesar pelo falecimento de Yara

“Perdemos uma grande representante do setor cultural e do voluntariado. Aos 86 anos, Yara Fischer Springmann, uma das fundadoras da Scar, faleceu. Ela se une agora ao seu marido, Fernando, também uma pessoa que deixou imensa contribuição à sociedade catarinense. Meus sentimentos aos familiares e amigos e a certeza de que o legado dos dois continuará ecoando em nossos corações”, declarou o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

A Câmera de Vereadores de Jaraguá do Sul também se manifestou sobre a morte da pianista por meio de uma nota de pesar:

“A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul lamenta, com profundo pesar, a morte da pianista Yara Fischer Springmann, uma das fundadoras da Sociedade Cultura Artística (Scar), aos 86 anos. Ao lado de seu marido, o médico Fernando Springmann, ela deixou um legado cultural na cidade que se estende por décadas e que continuará se perpetuando na comunidade.

Em 2020, na última sessão solene realizada por esta casa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Yara foi uma das laureadas, tendo em vista a sua valorosa contribuição para a cultura local. Sua despedida às vésperas de mais um Femusc, evento que tanto frequentava e valorizava, nos deixa ainda mais saudosos de sua presença.”

A Secretária de Cultura e Esporte, Natália Lúcia Petry, usou as redes sociais para lamentar a perda de uma das grandes incentivadoras do setor vinculado à pasta que dirige atualmente no município.

Foto: Reprodução Instagram @natalialuciapetry

“…Dona Yara esteve sempre presente também nas questões de saúde do Município por meio do Seu Marido o Dr. Fernando Springmann, que fez muito por Jaraguá do Sul. Tive a oportunidade de estar com Dona Yara e com seu saudoso marido, Dr. Fernando Srpingmann, em diversas ocasiões e, com muita honra, tive a oportunidade de ser a proponente de homenagem ao casal e também participar da homenagem feita no 145º aniversário de Jaraguá do Sul, por tudo que fizeram pela nossa querida cidade. Que Deus, em sua infinita bondade, a acolha em seus braços e conforte os corações de todos os familiares”, declarou Natália.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).