Em um momento em que a sociedade brasileira discute a questão dos direitos dos animais, principalmente no que se refere aos maus-tratos, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) apresenta índices considerados positivos nesse contexto. De acordo com a autarquia, o número de cães e gatos adotados em 2025 no município foi de 285, representando um aumento de 60% em relação ao ano anterior.
Entre as estratégias utilizadas para incentivar essas adoções está o programa Adote um Amigo. A iniciativa disponibiliza a adoção de cães e gatos sem tutores, que foram recolhidos das ruas, muitas vezes doentes e em estado de emergência.

Após o recolhimento, os pets passam por tratamento veterinário, incluindo castração, chipagem e vacinação antirrábica. Depois disso, são encaminhados para adoção. As fotos dos animais são divulgadas nas redes sociais (Instagram) e no portal da Fujama, dentro do site da Prefeitura: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/fujama/adote-um-amigo
Feiras de adoção
Outra estratégia são as feiras de adoção da Fujama. Normalmente realizadas em espaços como praças ou nas dependências de clínicas conveniadas, elas atraem famílias e encantam principalmente as crianças que buscam um “novo membro familiar”, sejam adultos ou filhotes. Ao longo de 2025, 285 animais foram adotados por meio dessas feiras.
A assessora de Gabinete da Fujama, Patrícia Brugnago, ressalta a importância desse tipo de evento.“É importante porque promove a conscientização sobre a adoção responsável, incentiva o cuidado com os animais e dá uma nova chance de terem um lar”.
- Saiba como gatos e cachorros escolhem seu humano preferido na casa
- Animais de estimação podem aumentar expectativa de vida dos tutores, apontam estudos
- Psicóloga explica os impactos de conviver com animais de estimação na infância

Já o presidente da autarquia, Anderson Kassner, destaca que esse tipo de iniciativa contribui muito para a causa animal. “A gente ficou muito feliz com esse número expressivo (285 adoções), mas sabemos que ainda há muito trabalho para conscientizar as pessoas. Ainda enfrentamos, por exemplo, muita dificuldade nos casos de animais idosos ou com alguma deficiência, que não conseguem tão facilmente ser encaminhados para uma família. Por outro lado, estamos muito felizes pela oportunidade de uma nova vida que foi dada a esses cães e gatos”.
Para quem ainda não adotou seu pet, a Fujama avisa: no próximo dia 14 de fevereiro, uma nova feira de adoção será realizada, desta vez nas dependências da Clínica Veterinária Bicho Urbano, na Rua Walter Marquardt, em frente ao Supermercado Komprão, das 9h às 12h.
Os interessados em adotar um animal também podem entrar em contato com a Fujama pelo telefone 3409-0290 ou pelo WhatsApp (47) 99258-2618.