A vacinação contra a dengue continua para a faixa etária de 10 a 14 anos. A decisão de não ampliar a imunização para 15 e 16 anos – conforme pactuado entre Governo do Estado e municípios na última semana – se deve ao fato de Jaraguá do Sul não ter doses suficientes para tal medida.
A Secretaria Municipal de Saúde fará uma avaliação mensal dos estoques, considerando que as doses recebidas pelo município têm validade até novembro de 2025. Jaraguá do Sul iniciou a vacinação contra a dengue em fevereiro de 2024. O público-alvo estimado na faixa etária de 10 a 14 anos é de 11.500 pessoas. Até o momento receberam a primeira dose (D1), 7.889 crianças/adolescentes. Já, a segunda dose (D2), foi aplicada em 4.586 pessoas.
- Volta às aulas: com nova lei, Jaraguá do Sul adota regras para uso de celulares nas escolas
- Samu alerta para o que fazer quando o ocorrer o golpe de calor
Segundo o que foi definido pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), cada município deve analisar se é possível ou não ampliar a vacinação, levando em conta o quantitativo de doses disponíveis e a necessidade de garantir doses suficientes para a conclusão do esquema vacinal, com a D2.
Neste mês de fevereiro, Jaraguá do Sul recebeu 300 doses para D1 e D2. As vacinas foram distribuídas entre as salas de vacinação da rede pública de saúde. Atualmente, o município tem um estoque de 1.575 doses disponíveis, com validades previstas para setembro e novembro de 2025.
“Vamos monitorando nossos estoques periodicamente, lembrando que é necessário manter a reserva para aplicação da segunda dose, já que a vacina contra a dengue é eficaz com a aplicação em duas doses, em intervalo de 90 dias”, explica o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva.
As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados e encaminhadas aos municípios via Regional de Saúde. Cada município solicita o número de doses de acordo com a sua necessidade, porém, o recebimento é de acordo com a quantidade disponível no Estado.