O Qatar é um país árabe que fica situado no Oriente Médio, no continente asiático. A paisagem abrange um deserto árido e um longo litoral repleto de praias e dunas. A capital é Doha, conhecida pelos arranha-céus futuristas e pela arquitetura ultramoderna inspirada no antigo design islâmico.
Mas agora falando de comida. Quando você pensa na culinária típica deste país, o que vem a mente?
Apesar da comida Qatari ser uma mistura de sabores árabes ela também é muito influenciada pelos sabores de toda a Ásia, principalmente pela cozinha indiana, iraniana e libanesa. Confira as curiosidades da gastronomia do Qatar:
Grãos, legumes variados, e temperos peculiares são fortes ingredientes da cozinha do Qatar, além disso, o país tem uma forte influência portuária e de pesca, peixe e frutos do mar estão sempre presentes no cardápio.
Machboos – risoto muito temperado com carne ou frutos do mar.
Por conta da religião, os muçulmanos não consomem carne de porco, ou qualquer derivado do porco, também não é permitido o consumo de bebida alcoólica. Os residentes não podem sequer comprar essas comidas. Apenas turistas tem esse direito, porem, precisam uma autorização e somente podem efetuar a compra em mercados especiais.
Em contra partida a carne de cordeiro é muito tradicional e uma das mais consumidas.
- Café da manhã: é composto de muita azeitona, queijo, leite, iogurte, pães e café com especiarias, uma das mais usadas é o cardomomo, uma semente que tem gosto parecido com gengibre.

Foto divulgação – café com especiarias.
- Almoço: geralmente é servido pelas duas ou três da tarde. É muito comum encontrar em comidas salgadas uma mistura de nozes ácidas, sementes, maças e romã.
As mais famosas:
Humus: pasta de grão de bico.
Machbous: risoto muito temperado com carne ou marisco.
Haruf: arroz e cordeiro assado.
Umm Ali: pudim de pão com nozes e uva passas.
Mehalabiya: flan com pistache, perfumado com água de rosas.

Mahalabiya, sobremesa – creme de pistache, perfumado com água de rosas.