O Viaduto do Mannes, no trecho estadualizado da BR-280, em Guaramirim, segue sendo monitorado pela Cetenco, construtora responsável pela obra, e o trânsito continua fluindo normalmente. A informação é do coordenador regional da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), André Torrens.
No último dia 31, motoristas que trafegavam pela rodovia perceberam um afundamento da pista na cabeceira do viaduto que cruza a linha férrea e atualmente passa por obras de duplicação. Imagens foram encaminhadas por órgãos de imprensa à SIE regional de Joinville.
De acordo com Torrens, mesmo não ocorrendo nenhuma movimentação na contenção, a cabeceira do viaduto recebeu reforço com tela metálica e concreto projetado. “Além disso fizemos um aterro com rocha para aumentar o suporte”, afirmou, completando que as ações foram realizadas em conjunto com o projetista.
Segundo o coordenador, as rachaduras ocorreram devido à grande permeabilidade do solo combinada com o excesso de chuvas registradas no período. “Mas é algo natural nesse tipo de terraplanagem de cabeceira de ponte, por isso é importante estar sempre cuidando e monitorando”, finalizou.

As rachaduras ocorreram devido à grande permeabilidade do solo combinada com o excesso de chuvas | Foto: Fábio Junkes