O casal Marli Kelbert Silva e Cesar Moacir Silva saiu de Jaraguá do Sul e ficou cinco meses na Nova Zelândia, foram para conhecer a neta e ajudar a filha com o bebê recém-nascido.
“Fomos com data marcada para voltar, aí veio o coronavírus e mudou tudo. Não tínhamos nenhuma previsão de retorno e isso nos deixava angustiados. Tínhamos onde ficar lá, mas preocupados com as coisas aqui. Queríamos estar em casa”, declarou o comerciante aposentado de Jaraguá do Sul.
O casal destacou a mobilização do Governo catarinense no auxílio para volta para casa. “Começou lá na Nova Zelândia e terminou aqui, de maneira muito cuidadosa. Isso demonstra a sensibilidade do Governo e do governador Carlos Moisés pelo que estávamos passando. Se sentir acolhido é muito importante nesse momento de retorno ao lar”, agradeceu Cesar.

Foto Divulgação/Governo de SC
Ele ainda fez questão de ressaltar que no mesmo voo de repatriação estavam brasileiros de outros estados e que somente Santa Catarina ofereceu apoio e estrutura para o transporte dos repatriados até suas casas.
“Tem gente aqui numa situação financeira muito complicada, esta ação faz toda a diferença, traz segurança e conforto”, acrescentou.
Como o Governo do Estado atuou na repatriação
Assim que foi confirmada a vinda dos catarinenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI), estudou cada um dos casos e quais necessidades precisariam ser atendidas para o retorno com segurança até o destino final.
Um dos desafios eram as restrições do transporte coletivo interestadual e, para isso, a SAI contou com o apoio da Casa Militar do Governo de Santa Catarina.
A gestora de Relações Internacionais da pasta, Júlia Baranova, lembra que desde meados do mês de março foi criado um plantão de atendimento para catarinenses que estão em outros países e, que por conta da pandemia, encontram dificuldades em voltar para casa.
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul