Apesar da determinação de encerramento da pesca artesanal de tainha pelo Governo Federal, os pescadores catarinenses seguem com a atividade normalmente. No último sábado, inclusive, mais de 22 mil tainhas foram capturadas na Barra da Lagoa, em Florianópolis, num lanço considerado histórico pelos pescadores.
A atividade segue, amparada no próprio Comunicado do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA): “Após o encerramento da temporada de pesca da tainha para o emalhe anilhado (pesca artesanal), as embarcações de pesca deverão continuar utilizando a Autorização de Pesca Especial Temporária, mas sem o uso da Autorização Complementar.”
- Peixes “gigantes” e temporada com fim precoce marcam pesca da tainha em 2024
- Alargamento da praia prejudica pesca da tainha em BC? Entenda a polêmica
- Tainha de 7 kg é mentira de pescador? Especialista explica!
Dessa forma, a colônia de pescadores da Barra da Lagoa se mantém na liderança do “Tainhômetro”, a disputa organizada pela prefeitura de Florianópolis cuja o vencedor leva ao final da safra o Troféu Tainha.
Até a última atualização, no sábado (8), às 23h, a Barra da Lagoa seguia em primeiro lugar com 37.480 peixes já capturados; seguida da Lagoinha do Norte, com 33.104; e a Prainha da Barra da Lagoa com 18.190. No total, Florianópolis já pescou mais de 200 mil tainhas.