Barra da Lagoa faz lanço histórico e lidera o Tainhômetro

Lanço com 22 mil tainhas aconteceu no sábado (8) | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Ewaldo Willerding Neto

10/06/2024 - 10:06 - Atualizada em: 10/06/2024 - 10:32

Apesar da determinação de encerramento da pesca artesanal de tainha pelo Governo Federal, os pescadores catarinenses seguem com a atividade normalmente. No último sábado, inclusive, mais de 22 mil tainhas foram capturadas na Barra da Lagoa, em Florianópolis, num lanço considerado histórico pelos pescadores.

A atividade segue, amparada no próprio Comunicado do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA): “Após o encerramento da temporada de pesca da tainha para o emalhe anilhado (pesca artesanal), as embarcações de pesca deverão continuar utilizando a Autorização de Pesca Especial Temporária, mas sem o uso da Autorização Complementar.”

Dessa forma, a colônia de pescadores da Barra da Lagoa se mantém na liderança do “Tainhômetro”, a disputa organizada pela prefeitura de Florianópolis cuja o vencedor leva ao final da safra o Troféu Tainha.

Até a última atualização, no sábado (8), às 23h, a Barra da Lagoa seguia em primeiro lugar com 37.480 peixes já capturados; seguida da Lagoinha do Norte, com 33.104; e a Prainha da Barra da Lagoa com 18.190. No total, Florianópolis já pescou mais de 200 mil tainhas.

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.