Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

30% do material recolhido pela coleta seletiva de Guaramirim não é reciclável

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

03/08/2020 - 15:08 - Atualizada em: 05/08/2020 - 13:07

Cerca de 30% do resíduo destinado para a coleta seletiva em Guaramirim é impróprio para reciclagem. A informação é da Cooperativa WL de Trabalhadores Recicladores e foi divulgada pelo projeto Sala Verde.

Os integrantes da iniciativa visitaram o local com o intuito de conscientizar sobre a importância do reaproveitamento e do descarte correto do lixo.

Conforme a coordenadora do projeto ambiental, Marister Câmara Canto, no espaço foi possível observar uma grande quantidade de material sujo misturado com o que seria reciclável.

Marister explica que Guaramirim conta com o serviço de Coleta Seletiva, porém muitas pessoas ainda não fazem a separação correta.

“Na cooperativa podemos observar que junto dos materiais que podem ser reciclados, infelizmente a população mistura todo tipo de lixo, desde restos de comida, papel higiênico, entre outros que acabam contaminando e inviabilizando a reciclagem. Além de trazer risco para saúde dos trabalhadores”, afirma.

A WL recebe em torno de 12 mil quilos de material recolhido pela Coleta Seletiva, que deveria ser exclusivamente para reciclagem. No entanto, cerca de 30% (3.600 kg) é lixo sujo e inviável para ser reaproveitado.

Foto Divulgação

“Os trabalhadores da reciclagem merecem o nosso reconhecimento e o nosso respeito, pois o serviço deles é muito importante para o meio ambiente e para toda sociedade”, completa Marister.

O Projeto Sala Verde enfatiza que é fundamental que a sociedade esteja consciente e faça a separação correta dos resíduos, informe-se sobre os dias e horários da Coleta Seletiva no seu bairro e também tome o cuidado de embrulhar vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocá-los em uma caixa para evitar acidentes.

Os moradores devem conferir o horário e dia da coleta seletiva do seu bairro no site da Prefeitura.

Materiais que podem ir para a Coleta Seletiva:

  • Papel: caixa de papelão, jornal, revistas, cadernos, embalagens de papel e tetra-pak (leite, suco). É importante que os papéis estejam secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
  • Plástico: garrafas e copos de plástico, pet de refrigerante e água, embalagens de produtos de limpeza, sacos plásticos, tubos, canos, baldes, bacias, frascos de cremes, brinquedos. Isopor também pode ser destinado.
  • Vidro: garrafas, copos, jarras, vidros de conserva, frascos de vidro em geral
  • Metal: latas de alimento e bebidas, tampinhas de alumínio, arames, fios, pregos e parafusos, embalagens de metal

Importante: todo material reciclável deve estar limpo. Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico.

Não reciclável (rejeito)

  • Guardanapos de papel, fraldas, papel higiênico, absorvente, papel toalha, esponja de banho e de louça, bituca de cigarro, papel carbono e etiquetas adesivas.

Importante: não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes.

Separação de outros resíduos

  • Eletrônicos: devolver onde comprou ou em pontos de coleta (ligar na Prefeitura ou CDL)
  • Óleo de cozinha: guardar em garrafas pets e levar em pontos de coleta
  • Orgânico: restos de alimentos, cascas de frutas, pó de café, folhas e serragem podem ser usados como adubos para plantas
*Com informações da assessoria de imprensa

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP