Vereadores realizam sessão em homenagem aos 85 anos da Acijs 

Foto: Tiago Rosário/CVJS

Por: Áurea Arendartchuk

29/07/2023 - 06:07

Nesta quinta-feira (27), em homenagem aos 85 anos da Acijs, completados em junho, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou uma sessão especial no Centro Empresarial (Cejas). Na ocasião, o Legislativo concedeu uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Jair Pedri, em conjunto com o vereador e presidente da Câmara, Luiz Fernando Almeida, pela ativa participação da entidade em prol do empreendedorismo de Jaraguá do Sul e sua efetiva contribuição para o desenvolvimento econômico e social do município e região.

A Acijs chega aos 85 anos com um quadro associativo formado por 1.608 empresas de todos os portes que representam os setores da indústria, comércio e serviços. Os associados respondem por um contingente de 62 mil trabalhadores, 79% da mão de obra ocupada no município e 34% da população. A força empresarial posiciona o município entre as sete principais economias do estado e o terceiro PIB industrial. Composta por 10 membros, a diretoria atua de forma voluntária e está representada de maneira igualitária (50%) por homens e mulheres.

Segurança escolar

Integrantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg) da Alesc participam nesta semana de uma missão em São Paulo, para avaliar projetos que também podem ser aplicados em Santa Catarina.

A deputada Paulinha (Podemos), que integrou a comitiva representando a Assembleia Legislativa, reforça que a missão vai contribuir para a elaboração da política de segurança escolar em Santa Catarina. “São Paulo também sofreu severos ataques contra estudantes e professores, por isso escolhemos este como destino de integração”. Conforme o Instituto Sou da Paz, o estado paulista teve ao menos sete ataques a escolas nos últimos 20 anos.

A comitiva conheceu o Centro Integrado de Comando e Controle, onde estatísticas e imagens de câmeras são compartilhadas entre as forças policiais, entidades de trânsito e outras autoridades.

No Centro de Operações Policiais Militares, a comitiva conheceu os protocolos aplicados no atendimento de ocorrências em escolas. Já na Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, verificaram como é a investigação de atitudes suspeitas na internet e a importância de identificar previamente essas ações. O grupo ainda teve reuniões na Secretaria de Educação para conhecer o trabalho integrado com as forças policiais e participou da simulação de um ataque à escola.

Foto: Divulgação/Alesc

CURTAS

LDO

O segundo semestre começa com uma pendência no Congresso Nacional: a votação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O texto que orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) deveria ter sido aprovado até 17 de julho por senadores e deputados, mas a análise da matéria foi adiada a pedido do Poder Executivo. Antes de uma definição sobre a LDO no Congresso, o Palácio do Planalto quer que a Câmara vote o novo arcabouço fiscal. Aprovado em junho pelo Senado com alterações, o projeto de lei complementar que limita o crescimento anual das despesas da União voltou à analise dos deputados.

Cronograma

Segundo o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, a votação arcabouço deve ocorrer em agosto. Para o cronograma orçamentário previsto na Constituição, o prazo fica apertado, já que o Executivo deve enviar o projeto da LOA até o dia 31 desse mesmo mês. E a LDO deveria ser aprovada pelo Congresso antes da apresentação da proposta orçamentária pelo presidente da República. Esta não é a primeira vez em que há atraso na votação da LDO. Nos últimos dez anos, a proposta foi votada no prazo em apenas quatro oportunidades: 2017, 2018, 2021 e 2022. A maior demora ocorreu em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, quando o Congresso só votou o projeto no dia 16 de dezembro — cinco meses após a data-limite imposta pela Constituição.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.