Os rios sempre foram essenciais no desenvolvimento das sociedades. Como principal fonte de água potável para suprir a população, eles também são fundamentais para o equilíbrio da flora e fauna. Os rios sempre serão um recurso indispensável na composição do ecossistema e na garantia da vida.
Entretanto, o que vemos no cotidiano das cidades é uma falta de consciência de que a água potável, própria para consumo humano, encontra-se cada vez mais escassa. Ignora-se o fato de que, do total da água existente no planeta, mais de 97% é salgada e menos de 3% é doce.
Sensível a esse significativo problema, o Samae de Jaraguá do Sul, em parceria com o Clube de Canoagem Kentucky, Defesa Civil e outros voluntários, promoveram, a exemplo do que fazem anualmente, um mutirão de limpeza do nosso Rio Itapocu, no último sába
Foram recolhidos aproximadamente 250 quilos de lixo do leito e das margens do rio. Oportuno salientar que a sobrevivência dos rios depende de atitudes sustentáveis por parte da população. Vale destacar algumas: i) buscar informações e envolvimento com movimentos de preservação; ii) não despejar líquidos químicos nos ralos e bocas de lobo; iii) economizar água nas atividades diárias; iv) não jogar bitucas de cigarro e outros lixos nas ruas; v) dar destino correto a produtos químicos sólidos; vi) preservar as matas ciliares; vii) denunciar crimes ambientais.
A condição de nosso rio retrata o nível de evolução da população. Vale uma reflexão nesse Mês da Água.