Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Um vereador e sua fala equivocada

Arte: Arquivo/OCP

Por: Barão do Itapocu

09/03/2024 - 06:03

Na semana em que se comemora o Dia das Mulheres, o vereador de Guaramirim, Gerson Peixer, decidiu atacar a Procuradoria das Mulheres, instalada para proteger e garantir os direitos delas. Com palavras de baixo calão e provando não estar à altura do cago que ocupa, o parlamentar é mais um exemplo de como ainda precisamos evoluir como sociedade. A atitude dele também é prova de que é, sim, preciso ter políticas públicas de proteção e busca por igualdade. Gerson Peixer é mais um machão que perdeu a oportunidade de ficar calado.
No ano passado, o Brasil registrou 1.463 casos de feminicídio – ou seja, cerca de 1 caso a cada 6 horas. Esse é um assunto que interessa a todos, não só as mulheres.

 

Eficiência feminina

A bancada feminina na Câmara dos Deputados ocupa apenas 18% das vagas. Em compensação, as mulheres relatam cerca de 45% de todas as propostas legislativas.

 

Sem liderança

É visível a dificuldade para o PL se organizar na região. Em cada município há pelo menos duas alas disputando espaço. A situação já preocupa a cúpula estadual, pois os prazos eleitorais começam a bater na porta.

Abriu a janela

Começou na última quinta-feira, dia 7, e segue até 5 de abril o período para que os vereadores eleitos em 2020 possam trocar de partido, sem perder o cargo. A “janela” serve para os descontentes mudarem de barco.

 

Quem tem voto

No Paço Municipal, a ordem é avaliar a disposição eleitoral das lideranças. Tem gente querendo manter o cargo sem colocar o nome à disposição. Nos bastidores, a avaliação é que uma coisa são as vagas para os chamados técnicos e outra é a ocupação de espaço por critério político: leia-se voto.

 

Preparação

O Novo, em Jaraguá do Sul, prepara uma nominata para tentar manter as duas vagas conquistadas em 2020. Naquele ano, a sigla teve candidato à majoritária, o que não deve ocorrer agora.

 

Quem Pode

Nesta semana, em gesto que surpreendeu a muitos, a presidente do Podemos, Emanuela Wolff, colocou seu nome à disposição para concorrer à majoritária em Jaraguá do Sul. Tem mais de uma década de atuação política em cargos com muita visibilidade. Mas, é incógnita se conseguirá manter uma candidatura contra o prefeito Jair Franzner (MDB), de quem até ontem era secretária. A leitura é que o gesto é mais no sentido de buscar espaço para o Podemos na coligação com o MDB.

 

Tempo de articulação

Eliane Müller (PL) pode ser a candidata a vice-prefeita de Corupá na chapa encabeçada por Alceu Moretti (MDB). A dobradinha é vista com bons olhos no setor empresarial.

 

Fale com o Barão

Você pode contribuir com a Coluna do Barão do Itapocu por meio de informações de bastidores e exclusivas da política da nossa região. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou whats 99620-1117.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp