Um digno modelo catarinense de inclusão

Por: Editorial

17/03/2023 - 06:03 - Atualizada em: 17/03/2023 - 08:04

 

A inclusão é um compromisso mundial ancorado nos princípios dos direitos humanos e da cidadania, cujo propósito é diminuir a discriminação e a exclusão, para possibilitar o direito à igualdade de oportunidades e às diferenças.

Por isso, políticas e iniciativas que buscam quebrar paradigmas em benefício àqueles que são vulneráveis à marginalização e exclusão, devem ser enaltecidas. Sociedades visionárias percebem na inclusão, uma forma ideal de proporcionar ao cidadão, direitos e competências, sendo um dos meios viáveis para isto, a oportunidade de trabalho.

Sensível a esta realidade, Santa Catarina sai na frente, e se destaca com o “Programa Novos Caminhos,” lançado já em 2013, resultado de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o TJSC e a Associação dos Magistrados.

Desde então, a relevante iniciativa já impactou a vida de 4 mil adolescentes e de 800 crianças, permitindo a inclusão de mais de 950 jovens no mercado de trabalho. Vale ressaltar que respectivo Programa, que tem Jaraguá do Sul e região como referência, começou a avançar para outros estados.

Prova disso foi a assinatura, na terça-feira (14), em Brasília, de um acordo de cooperação técnica entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Corregedoria Nacional de Justiça e os Tribunais de Santa Catarina (TJSC) e do Amazonas (TJAM).

Em essência, os jovens beneficiados por esse Programa, são acompanhados individualmente e encaminhados a escolarização, profissionalização e atividades complementares, porém, com coparticipação, sensibilização e orientação da comunidade empresarial. Ações dessa grandeza, garantem um futuro promissor.

 

Notícias no celular

Whatsapp