Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Toda guerra é criminosa, seja qual for a motivação

Foto: divulgação

Por: Editorial

28/10/2023 - 06:10

 

Não há justificativa que se sustente. Toda guerra é criminosa e, portanto, é uma postura leviana politizar ou tomar partido em um conflito armado. A guerra, em sua essência, é uma manifestação extrema de violência e destruição, que resulta em perdas humanas e sofrimento indescritível.

Independentemente das justificativas apresentadas pelos envolvidos, a guerra sempre traz consigo um alto custo humano e social, além de escancarar o obscurantismo humano. Ao longo da história, inúmeras guerras foram travadas em nome de ideologias, territórios, recursos naturais ou simplesmente por disputas de poder.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

No entanto, todas elas compartilham uma característica comum: a violação dos direitos humanos e a negação do maior de todos os valores, a vida. A guerra não apenas ceifa vidas inocentes, mas também deixa sequelas físicas e psicológicas duradouras em seus sobreviventes. A guerra não traz soluções sustentáveis, apenas perpetua um ciclo de violência e vingança.

Por isso, politizar ou apoiar lados envolvidos, seja por parte de cidadãos ou cobertura midiática partidária, é uma atitude obtusa, irresponsável e, também, criminosa. Ao fazê-los, está se ignorando o sofrimento humano e contribuindo para a perpetuação do conflito. Ao tomar partido, está se alimentando a divisão e o ódio, quando deveria se buscar soluções pacíficas e diplomáticas.

Vale salientar, outrossim, que por trás de cada soldado há uma família que sofre, por trás de cada bomba há vidas inocentes sendo ceifadas e por trás de cada conflito há histórias de dor e perdas. A guerra não é uma solução, mas sim, um problema que precisa ser enfrentado com diálogo, sabedoria, negociação e respeito mútuo.

Em toda guerra se subtrai o valor da vida, se anula a justiça e se promove a ignorância. Quem politiza ou ideologiza guerras, intensifica o ciclo da estupidez humana. A postura coerente e civilizada é sempre buscar a paz e a justiça como valores fundamentais da sociedade, contribuindo para um mundo mais justo, evoluído e harmonioso.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp