O projeto para o Residencial N4, da PJV Arquitetura, busca evidenciar a tecnologia construtiva do concreto armado, sendo assim a proposta expõe quase que a totalidade da estrutura portante do edifício.
Seus pilares, suas vigas e suas lajes maciças são deixadas em concreto aparente, utilizando-se deste acabamento para expressar um dos pontos do partido arquitetônico. O residencial é formado por 04 unidades com as mesmas medidas e soluções.
Formalmente, o conjunto residencial busca apresentar materiais em seu estado natural. Além da utilização do concreto aparente e deck em madeira, tijolos maciços aparentes são utilizados em algumas partes, como na parede que faz o fechamento do banheiro da suíte com a varanda superior, nos volumes circulares localizados na cobertura, que abrigam os reservatórios de água e nas churrasqueiras no pavimento térreo. Tubos metálicos pretos circulares resolvem as 4 chaminés enquanto os guarda corpos das varandas e os portões de acesso são executados em gradis metálicos na cor preta.
As lajes impermeabilizadas das garagens e o recuo frontal de cada unidade possuem como acabamento pedras seixo de rio. Um deck em madeira estende a área social da casa para o espaço exterior e painéis em vidro de correr integram a área social da casa com o deck frontal e com a garagem ao lado.
Tetos de vidro sobre os boxes dos banheiros que não estão junto a fachada, trazem ventilação e iluminação natural para estes ambientes.
Alguns princípios que nortearam o projeto foram: exploração estética da técnica construtiva do concreto armado, relação com a paisagem local, desenho com linhas simples, utilização de materiais em seu aspecto natural e aproveitamento da iluminação natural com grandes aberturas.
Sobre a PJV
A PJV Arquitetura foi fundada por Pablo J. Vailatti em 2002. Hoje oferta aos seus clientes soluções completas em arquitetura, interiores e engenharia. Conheça mais sobre o escritório acessando o site www.pjvarquitetura.com.br. Acompanhe também pelas redes sociais @pjvarquitetura.