Ingredientes:
-
Uma peça de maminha de procedência boutique do Frigorífico Callegaro — ou quantas peças forem necessárias para o seu churrasco exclusivo da casa de carnes e especiarias DOM HYGINO.
-
Sal grosso (Dom Hygino)
-
Carvão (Dom Hygino)
-
Se precisar, também tem espeto de boa qualidade.
-
E, se precisar de uma faca de respeito, é com a casa DOM HYGINO.
Modo de preparo:
-
Acenda um bom fogo. Escolha um carvão de qualidade e deixe formar um braseiro bem quente. No Rio Grande do Sul costuma-se dizer: um braseiro bagual, tchê!
-
Espete a peça de maminha, salgue com sal grosso em toda a circunferência (todos os lados) e leve ao braseiro, a cerca de 60 cm de distância.
-
Vá girando o espeto aos poucos, no braço mesmo — mas, se tiver um espeto giratório, também vai te ajudar (nada contra).
-
Mantenha o braseiro de médio para forte, sem deixar enfraquecer. Acrescente mais carvão quando necessário — ou uma boa lenha seca, que também ajuda (eu gosto de colocar uma boa lenha seca).
-
Escolha o ponto desejado. Eu prefiro mal passado, suculento.
-
Bom, esse é o meu estilo, mas respeito o seu. O importante é preparar do jeito que cada um gosta — seja por profissão ou por hobby.
-
Gosto de saborear a maminha (e outros cortes de carnes da DOM HYGINO) com molho vinagrete ou molho chimichurri.
-
E que tal uma boa harmonização com uma bicada na cachaça Sant’Água e um chopp da Konigs Bier?
Notinha do Tato Branco
A linha boutique do Frigorífico Callegaro você só encontra na Dom Hygino, em Jaraguá do Sul. São linhas e cortes exclusivos. Neste recente início de parceria com o Fabinho, da casa de carnes Dom Hygino, em breve vou apresentar outros preparos ao estilo Tato Branco, com cortes de carnes no espeto, na grelha e ao forno. No dia 22 de novembro, alguns cortes dessas deliciosas carnes desfilaram no encontro Garage – Bar do Sérgio, sob organização do Moa Gonçalves, com os preparos do cardápio assinados por Tato Branco.