Ser “bonzinho” pode ser o seu principal prejuízo

Por: Dr. Hugo Martins de Oliveira

30/09/2024 - 10:09 - Atualizada em: 30/09/2024 - 10:22

Um colaborador que não responde ou que não gera resultados atrapalha todo o ambiente de trabalho. Muitas vezes, o medo de parecer “duro” nos impede de tomar ações decisivas. Você quer ser um personagem ou quer ser a sua principal prova social, ser verdadeiro? Qual a sua escolha?

Digo que a vida inventada de vitrine é muito chata e cansativa, temos que forçar a barra, a vida real é muito mais legal e encantadora, te faz vibrar, não é mesmo? Eu mesmo estou cansado de “autopromoção de lifestyle de internet” para curtidas e likes que não geram resultados e não inspiram, vive um recorte da vida…que preço alto, pagar para não ser real.

Quero te encorajar a sair dessa bolha do faz de conta que está tudo bem, quando os problemas continuam existindo. É preciso coragem para encarar as situações e fazer o que precisa ser feito, mulher e homem, assuma o seu papel e faça com excelência.

O comportamento de tentar agradar a todos não permite que você perceba o verdadeiro potencial do seu crescimento. Enfrente os problemas de frente, sem balança pela torcida, afinal só vale a pena viver, se estivermos dentro dela. Quem governa a sua vida, as emoções ou você assumiu o comando?

Governar a sua vida exige clareza e ação

Se você não governa, o mundo governa você. Coloque posições claras, respeite seus próprios limites e pare de confundir bondade com fraqueza. Na vida pessoal, familiar e profissional, o sucesso exige respeito, comprometimento e ação. Se você sempre tenta agradar os outros, não está dando prioridade para as suas próprias necessidades.

Acorde para a sua vida, isto é vida, você se realiza de dentro para fora, não pela embalagem. Coloque-se em primeiro lugar e defina suas metas com clareza. Quem é você? Qual o seu propósito de vida? Como você quer ser lembrado? Qual será a sua grande obra? Perguntas simples, que as respostas são libertadoras.

Bonzinho deixa as oportunidades passar

Quantas vezes você ficou calado ou cedeu para não desagradar? Essa postura faz com que perca oportunidades e respeito. A vida não é para ser governada pela busca de aceitação. Cada decisão que você toma deve estar alinhada com o que você acredita, e não com o que os outros esperam de você. Um erro comum dos bonzinhos é emprestar dinheiro, favores ou tempo, sem que isso realmente contribua para algo positivo. Faz para ser legal, cuidado que a linha muito estreita pode ser vista como trouxa ou ser explorada.

A exemplo do meu mentorado, Fabio, estava em uma sociedade onde dividia igualmente os lucros, apesar de assumir mais de 80% das responsabilidades. Para evitar conflitos e não prejudicar a relação com o sócio, ele se sobrecarregou, o que o levou a enfrentar quatro episódios de burnout.

No entanto, ao passar por um processo de despertar da consciência e mudança de mentalidade, Fabio rompeu com a “dívida emocional” que sentia, originada pela gratidão pela oportunidade inicial de crescimento e pela sociedade com quem o promoveu. Hoje, ele avança em sua carreira, livre de amarras emocionais, com uma qualidade de vida significativamente melhor e maior realização pessoal.

Seja bom, seja firme, se posicione com respeito

A liderança, seja na vida pessoal, familiar ou no trabalho, exige firmeza. Isso inclui ter a coragem de dizer “não”, de estabelecer limites claros e de assumir a responsabilidade por suas escolhas. Ser firme não é sinônimo de maldade ou grosseria, mas de clareza de propósito.

Quem governa como “bonzinho” acaba contaminando o ambiente com inseguranças, fofocas e falta de ação decisiva. Seja protagonista da sua própria vida e assuma o comando da sua vida pessoal, famíliar e dos seus negócios.

Comece a sua obstinação em ter a disciplina de sucesso, com a mentalidade de sucesso, com a canalizar suas emoções, principalmente a raiva, é um dos maiores trunfos para o crescimento, a fúria do bem, como combustível para você ganhar mais velocidade.

Gerenciando as emoções, aprendendo a lidar com os conflitos e aumentando a resolução de problemas, você torna-se mais assertivo e age com coerência com o objetivo a construir, e não para descontrole.

A partir do momento em que você começa na frente dos outros, continue firme, estruturado, e termine na frente também. A vida exige musculatura mental e emocional que reflete em seu comportamento, e a constância no treino diário é o que vai te fazer romper barreiras. Os seus valores morais são inegociáveis.

Se você não se valoriza, ninguém mais o fará. Não seja “bonzinho” ao ponto de dar seu tempo ou conhecimento de graça. Empreenda em sua própria vida, estabeleça um preço justo para o valor que você gera e nunca venda sua hora de trabalho por menos do que vale, você tem valor.

A vida é uma batalha, e ser bonzinho demais pode te deixar para trás, no meio do bando de pardais, como compartilho no podcast o sabor de viver com águias.

O amadurecer é um processo contínuo

Homens e mulheres amadurecem em ritmos diferentes, mas o importante é que, ao assumir um compromisso, você o cumpra. Ser alinhado significa ser pontual, respeitar a si mesmo e aos outros. Cada fase da vida exige um novo nível de maturidade, e é necessário ajustar os limites à medida que evoluímos.

Nem tudo precisa ser corrigido imediatamente, mas é preciso ter discernimento sobre o que requer ação e o que pode ser deixado de lado, definir as suas prioridade de dentro para fora.

Aproveite as oportunidades e mova-se para frente. A vida oferece inúmeras oportunidades, mas você precisa se movimentar para ser visto.

Se você está estagnado, acomodado, acorda e sai dessa posição. Ser bonzinho demais te mantém na zona de conforto, pensando em benefício próprio e lifestyle de prazeres imediatos, sem construir um legado, mas os grandes saltos na vida acontecem quando você assume riscos, toma decisões firmes e investe em si mesmo. O sucesso não é para quem espera, mas para quem age.

Vamos juntos romper com a bolha, subir de nível e fazer a vida acontecer com mais sabor.

Sou o Dr. Hugo Oliveira, Médico, Mentor e Palestrante Especializado em Família, Treinador, casado com a Sarah, Pai do Bento e do Pedro, com mais de 12 anos de experiência abrangendo diversas áreas da saúde, desde atuação como plantonista, liderança de equipe, professor universitário até gestão. Reconhecido e em destaque nas principais mídias, participei como escritor no maior evento literário brasileiro, a Bienal do Livro do RJ em 2023. Com uma sólida referência profissional, tenho contribuído ativamente, colaborando com profissionais em diversos segmentos na área de saúde. Com expertise em orientar familias, sou também um empreendedor social, idealizador, presidente e voluntário no Instituto Oliveira, dedicado ao cuidado integral de crianças e jovens com diagnóstico de câncer e suas famílias. Possuo título de Mestre em Saúde e Meio Ambiente, contribuindo para o avanço e desenvolvimento do setor.

Redes sociais:

Notícias no celular

Whatsapp