Por Elisângela Pezzutti
Interina
Mesmo com a liminar que impedia a nomeação do advogado Filipe Mello para a Casa Civil revogada, o filho do governador optou por não assumir o cargo. E na manhã desta quarta-feira (10), no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Jorginho Mello (PL) empossou os novos secretários do Governo do Estado. O primeiro escalão teve mudanças em quatro secretarias e três empresas públicas, além do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Tomaram posse os seguintes secretários: Vânio Boing, na Secretaria de Estado da Administração; João Paulo Gomes Vieira, na Secretaria de Estado da Comunicação; coronel BM Fabiano de Souza, na Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil; deputado Carlos Henrique de Lima (Sargento Lima), na Secretaria de Estado da Segurança Pública. Além disso, Renato Dias Marques de Lacerda assumiu a SCPAR – SC Parcerias S/A e Mauro Luiz de Oliveira no Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev).
Também receberam o Plano de Governo o futuro comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) – coronel BM Fabiano Bastos das Neves, que assumirá a missão no dia 31 de janeiro e Moisés Diersmann, indicado para conduzir o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). Ele ainda vai ter o nome aprovado pelo conselho da empresa. Logo após a posse, foi apresentado um balanço sobre a Estação Verão ao governador Jorginho Mello por todas as secretarias e órgãos envolvidos.
Ajuste
“É um ajuste fino. É que nem um time de futebol: no decorrer da partida você vê que tem que fazer um ajuste, substituir algum jogador. É o que nós fizemos de forma muito respeitosa. Eu já agradeci todos os secretários que tiveram comigo. Todos eles foram decentes, honrados, honestos. A gente resolveu dar um ritmo um pouco diferente e o técnico sou eu. A gente tem essa necessidade de estar atento e fazer as modificações necessárias. Esse ano vai ser um ano de muita entrega. Ano passado já foi um ano extraordinário, eu não tenho dúvida de que a gente já entregou muita coisa”, declarou o governador.
0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Empossados os novos conselheiros tutelares de Guaramirim
Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito de Guaramirim, Osvaldo Devigili, representado no ato pela Procuradora do Município, Dra. Angélica G. B. Frontino, deu posse aos novos conselheiros tutelares titulares e suplentes para o quadriênio 2024/2028.
Foram empossados os titulares Bruna Koppe Garcia, Camilla Noernberg Lemke, Halison Mateus Schmitz (reeleito), Jonatan Luciano dos Santos e Ricardo Spezia Lamin (reeleito) que, junto com os suplentes, assumiram a responsabilidade de zelar pelos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, agindo diante de situações de violação e oferecendo suporte às famílias.
Graziela Boita, secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, destacou a importância dos conselheiros tutelares no contexto municipal. “A principal função do Conselho Tutelar consiste em garantir o cumprimento do que está previsto no ECA, sendo os conselheiros eleitos, os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solucionar as violações cometidas contra as crianças e adolescentes”, ressaltou.
CURTA
O presidente Lula recebe o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski nesta quinta-feira (11) no Palácio do Planalto. O encontro deve sacramentar a indicação de Lewandowski para o ministério. Fontes ligadas ao Planalto já confirmam que o anúncio oficial ocorrerá nesta quinta-feira. Dessa forma, Lewandowski substituirá Dino na pasta da Justiça e Segurança Pública. Já o atual ministro assumirá a vaga no Supremo em fevereiro.