Para quem pensava que já bastava para Corupá ser reconhecida por ter a banana mais doce do Brasil e ser privilegiada por suas belezas naturais que incluem a reconhecida Rota das Cachoeiras, se engana.

Pesquisas recentes realizadas em plantações de café no município demonstraram que a cidade também pode alcançar a excelência na produção desta bebida, apreciada por 8 a cada 10 brasileiros. E sim, Corupá tem produção deste fruto.

O fato curioso é que o cultivo do café no município é feito há décadas, mas com o passar do tempo acabou sendo substituído por outras culturas, dentre estas a da banana. Mas os agricultores que insistiram em continuar cuidando das plantações de café são privilegiados, pois colocam à mesa uma bebida de qualidade superior e que já foi reconhecida inclusive pelo Instituto Federal no Sul de Minas Gerais. E olha que ter um café avaliado pelos maiores produtores da bebida no Brasil e no mundo, não é pouca coisa.

Outro fato que vale aqui ressaltar é o empenho da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco) e do Instituto Federal Catarinense (IFC) que deram o passo inicial para as pesquisas com o café produzido por 30 agricultores e como forma de incentivar a diversificação da agricultura no município.

Depois da descoberta, a ideia agora é fazer um lote do produto para a comercialização e desenvolver uma cadeia produtiva, investindo em tecnologias para melhorar ainda mais a qualidade do grão e assim levar mais uma vez o nome de Corupá e de seus valorosos agricultores para o resto do Brasil.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul