“Qual o impacto da modernidade no teu equilíbrio emocional?”

Foto Pixabay

Por: Marcos Silva da Silveira

09/03/2020 - 14:03 - Atualizada em: 16/03/2020 - 13:57

À medida que a modernidade avança, aumentam-se os desafios como: se colocar numa boa posição social, manter relacionamentos saudáveis, bem como compor uma família de modo que garanta a ela segurança, educação, estabilidade dentre outros.

Essas metas podem gerar estresse e ansiedade, afetando consequentemente o maior desafio, manter o equilíbrio emocional.

A falta de manejo com o estresse causado pela correria do dia a dia pode se manifestar de várias formas, tais como: dor de cabeça, manchas no corpo, tensão muscular, azia, falta de apetite, insônia ou excesso de sono, dentre outros, cuja origem não é explicada por questões biológicas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking dos países mais ansiosos do mundo, com 9,3% da população convivendo com esses transtornos.

São exemplos de transtornos ansiosos: Transtorno Obsessivo Compulsivo; fobias e Transtorno do Pânico. Este último consiste em episódios de medo intenso sem causa aparente, neste momento são manifestados sintomas como aperto ou dor no peito, ritmo cardíaco acelerado, dificuldade respiratórios, sudorese, pensamento de que irá morrer e etc.

Com isso, torna-se imprescindível se observar e estar atento aos sintomas sentidos na rotina diária, destacando o que afeta tanto positivamente quanto negativamente o equilíbrio emocional.

Está com dificuldade de manter uma boa qualidade de vida frente a estes desafios da modernidade? Saiba que esse é um dos vários temas que podem ser trabalhados em psicoterapia. Procure a ajuda de um profissional.

Marcos Silva da Silveira

Psicólogo clínico (CRP 12/14788), psicoterapia para adolescentes, adultos e idosos.

Onde atende: Policlínica Rio Branco, na rua Barão do Rio Branco, 207 – Sala 6, no Centro de Jaraguá do Sul.
Contato: (47) 9 9963 5608 (WhatsApp) | Facebook