Chega esta época e estamos todos pensando nos pratos deliciosos que vamos comer na Ceia de Natal e nas demais comemorações de final de ano. Aqueles pratos que têm o cheirinho de Natal, de mesas cheias, de família! Muito além de receitas, o Peru Natalino, O Lombo Suíno, o Arroz à Grega, o Salpicão, a Farofa de Festa, o Panetone, as Bolachas decoradas… São tradições passadas através de gerações! São memórias afetivas que tornam os momentos únicos e inesquecíveis.
Na última semana, avaliei os pratos preparados pelas senhoras 60+ no Primeiro Festival Gastronômico de Pratos Natalinos dos Idosos de Jaraguá do Sul. O tema proposto pela Sra. Hildegard, coordenadora do Centro de Convivência de Idosos, era mais amplo do que ela mesma podia imaginar! Fomos todos surpreendidos por receitas de família, nem todas tão clássicas quanto o Peru.
Para ter ideias, nos pratos salgados, o vencedor foi um delicioso Pastelão de Coelho (a sra Gertrudes cria coelhos e transformou o pastelão de frango com sua melhor opção de carne, tornando-se um prato genuinamente familiar!). Teve também Couve-flor Recheada, Arroz à Grega, e até Orelha de Gato Salgada. E quem de nós pode afirmar que orelha-de-gato não faz parte das tradições de Natal em família? Ouvimos histórias belíssimas das senhoras que faziam com mãe e avó, e guardavam nas latas, no alto do armário, para comer somente no dia de Natal! Certamente, elas tinham um sabor especial!
Nos pratos doces, as Tortas de Queijo, de Requeijão, a Cuca Natalina, os rocamboles, panetones estiveram presentes na competição. E o prato vencedor, uma Torta Fria de Bolachas e chocolate trouxe muita história. A Sra. Marlize nos contou que sua mãe trabalhou durante anos na casa de uma tradicional família de imigrantes (sobrenome hoje denomina um bairro da nossa cidade) e lá aprendeu a fazer esta torta, com óleo de coco, que tornou-se tradição em sua casa.
As festas de fim de ano são momentos para serem eternamente lembrados! Pratos clássicos, ou pratos que existem apenas na sua família nesta ocasião têm o poder de unir gerações ao longo do tempo. Não tenha dúvida, daqui há algumas décadas, os mais jovens vão lembrar dos sabores do Natal 2023! Então, capriche na ceia e celebre!