Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“Por que a troca da ração do seu pet deve ser gradativa?”

Foto divulgação

Por: Bicho Urbano

07/10/2021 - 11:10

Muita gente não sabe, porém a troca de ração do seu pet exige muito cuidado. A troca de alimentação é um processo sério e pode causar diversos efeitos colaterais no seu cãozinho.

O organismo dos cães é muito sensível e quando o processo é feito incorretamente, pode ocasionar alguns problemas de saúde como queda de pelos, desidratação, estresse e distúrbios gastrointestinais, como diarreia e vômito. Diferente dos humanos, os cães consomem o mesmo alimento todos os dias, por isso é muito importante oferecer uma ração de qualidade, rico em nutrientes e palatabilidade.

Na vida dos pets, o ambiente, rotina e brinquedos acabam mudando e também é preciso fazer uma adaptação da ração, assim como em diferentes fases da vida do animal, ele vai precisar de diferentes nutrientes para se manter saudável. Comumente a troca é realizada quando o animal deixa de ser filhote e passa para adulto e idoso, ou, quando o cachorro contrai alguma alergia alimentar. Ou quando o tutor dá uma ração de qualidade inferior e quer trocar para poder melhorar a qualidade do alimento, ou até mesmo quando precisamos de uma ração específica para um determinado tipo de doença. Nos demais casos, recomenda-se que o animal continue com a mesma alimentação que já esta acostumado, pois se o intestino está acostumado com aquela dieta e está trabalhando bem, o organismo vai estar equilibrado. Essa mudança de alimentação pode afetar na parte intestinal do seu animal, interferindo na flora bacteriana do cão e consequentemente na sua imunidade.

Mas você sabe como fazer essa troca de ração de forma mais gradativa e sem transtornos?

O organismo dos cães demora cerca de 30 a 40 dias para se adaptar bem ao novo tipo de alimentação, é por isso que a mudança da ração deve ser feita aos poucos. Antes substituir a ração velha pela nova, procure misturar elas em proporções a cada dia, sempre colocando um pouco mais da ração nova de acordo com o passar dos dias. No 1º e 2º dia, coloque 25% da ração nova e 75% da ração antiga, no 3º e 4º dia, o ideal é colocar proporcionalmente meio a meio de cada ração, depois, já no 5º e 6º dia é possível inverter e colocar 75% da ração nova e 25% da ração antiga. A partir do 7º dia já é possível deixar disponível apenas a ração nova para o animal.

Lembrando sempre que a melhor alimentação para o seu cão é aquela que vai se adequar ao porte, fase de vida e peso. Filhotes, adultos e idosos têm necessidades nutricionais diferentes. Converse com um veterinário para saber mais sobre as opções.

Texto Veterinária Daniela da Cruz Lima CRMV 10532

Veterinária Daniela da Cruz Lima

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp